quinta-feira, 22 de agosto de 2019

«Quando Leres Isto» é o romance de estreia de Mary Adkins



Quando Leres Isto é o livro de estreia de Mary Adkins. Um romance que foi acolhido com grande entusiasmo pela crítica internacional, encontrando-se em poucos meses já traduzido para oito línguas. 

A autora tem já previsto para publicação, em 2020, um novo livro pela sua editora internacional, a HarperCollins, uma das maiores editoras do mundo.

Uma comédia romântica perspicaz e certeira sobre a forma como actualmente comunicamos e nos relacionamos quer em termos afectivos quer em termos profissionais. É um livro que nos faz rir e que também se ri de nós. 

Este é um romance que dá voz à experiência humana na sua forma mais contemporânea, estando construído através de fragmentos de discurso: emails, posts de blog e até através da terapia online de uma das personagens. Quando Leres Isto apresenta-nos um retrato da sociedade dos nossos dias, ao mesmo tempo que desafia as estruturas narrativas tradicionais, reinventando a ficção ao apresentar-se com uma linguagem e construção experimentais.

Existe uma dimensão particular na narrativa, o blog de uma das personagens, que nos obriga a parar e a reflectir sobre a humanidade e a mortalidade no século XXI. Toda a escrita está assente numa perspectiva digital, através da qual o leitor tem uma experiência imediata com os factos à medida que estes lhe vão sendo apresentados. 

Um livro que é um hino ao amor, à vida e a todos os emails que nunca deveriam ter sido enviados.

Sinopse:
Durante quatro anos, Iris Massey trabalhou lado a lado com Smith Simonyi, especialista em relações públicas, ajudando-o a gerir a carteira de clientes e a aperfeiçoar as suas marcas. Mas Iris morreu, vítima de cancro, com apenas trinta e três anos. À deriva sem a sua amiga e colega, Smith fica surpreendido quando descobre que Iris, nos últimos seis meses de vida, criou um blog com reflexões perspicazes, e normalmente bem-humoradas, acompanhadas por um pedido final: Smith devia publicar em livro os seus posts.
Com a ajuda de Carl, o seu novo e encantador estagiário, Smith encarrega-se de realizar o último desejo de Iris. Para o poder fazer, tem de obter autorização de Jade, a irmã mais velha de Iris. Mas é aqui que a intriga se adensa...