A divisão Mercedes Benz Cars está a desenvolver os novos modelos sob a marca EQ Power. Com o Classe A 250e (consumo de combustível em ciclo combinado: 1.5-1.4 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 34-33 g/km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 15.0-14.8 kWh/100 km)1, Classe A 250e Limousine (consumo de combustível em ciclo combinado: 1.4 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 33-32 g/km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 14.8 -14.7 kWh/100 km) e Classe B 250e (consumo de combustível em ciclo combinado: 1.6-1.4 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 36-32 g/km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 15.4-14.7 kWh/100 km)1, os modelos da família de compactos equipados com cadeia cinemática híbrida de terceira geração celebram agora a sua estreia. O lançamento no mercado irá ocorrer no final deste ano e os preços serão conhecidos brevemente. A Mercedes-Benz pretende estender a sua oferta com mais de 20 modelos até 2020.
Elevada potência do sistema
O motor/alternador elétrico produz uma potência de 75 kW. Em combinação com o motor de quatro cilindros de 1.33 l de cilindrada, a potência total do sistema atinge os 160 kW (218 CV) e um binário de 450 Nm. Graças à EQ Power do motor/alternador elétrico, os modelos "A 250e" e "B 250e" reagem imediatamente às solicitações no pedal do acelerador e as suas prestações são impressionantes: o "A 250e", por exemplo, requer 6.6 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima atingida é de 235 km/h.
Para armazenar a energia elétrica é utilizada uma bateria de alta tensão de iões de lítio com uma capacidade de 15.6 kWh. Pode ser carregada numa fonte de alimentação externa. Os modelos "A 250e" e "B 250e" podem ser carregados com corrente alternada ou corrente contínua. Os veículos estão equipados com uma tomada de carregamento que está localizada nos respetivos painéis laterais da carroçaria do lado direito. Isto significa que os modelos compactos híbridos plug-in podem ser carregados numa Wallbox de 7.4 kW com corrente alternada (AC) em 1 hora e 45 minutos, desde um estado de carga de 10% até 100%. Relativamente ao carregamento com corrente contínua (DC), a bateria pode ser carregada desde um estado de carga de 10% até 80% em cerca de 25 minutos.
As baterias são fornecidas pela Deutsche ACCUMOTIVE, uma subsidiária da Daimler. A bateria de alta tensão é arrefecida por líquido de arrefecimento e pesa aproximadamente 150 kg.
Pack engenhoso
Um inovador sistema de escape permite um pack engenhoso: ao invés de se estender até à extremidade do veículo, o sistema de escape termina numa saída centralmente posicionada por baixo do piso do veículo, com a panela de escape traseira alojada no túnel da transmissão. A integração do depósito de combustível no espaço de instalação do eixo permitiu criar espaço por debaixo dos bancos traseiros para a bateria de alta tensão. Desta solução resultou apenas uma pequena redução da capacidade da bagageira dos modelos "A 250e" e "B 250e" comparativamente aos modelos irmãos.
Como os veículos compactos utilizam tecnologia plug-in de terceira geração, todas as suas funções também estão disponíveis. Estas incluem em particular, a estratégia inteligente de funcionamento em função do percurso, considerando diversos fatores como os dados de navegação, os limites legais de velocidade e as características do percurso. A estratégia de funcionamento avalia todo o percurso planeado e dá prioridade ao modo de condução elétrica para os troços mais sensíveis do percurso em cada caso.
Com o lançamento do MBUX (Mercedes-Benz User Experience), os anteriores modos de funcionamento plug-in de todos os modelos EQ Power foram convertidos para programas da transmissão. Isso significa que os novos programas da transmissão "Electric" e "Battery Level" estão disponíveis em todos os modelos híbridos plug-in da Mercedes-Benz. Este é o caso desde o primeiro momento para os modelos compactos. O máximo desempenho elétrico pode ser sentido no programa "Electric". O motor de combustão só é ligado se o condutor utilizar a função kickdown no pedal do acelerador. No programa "Electric", a intensidade da recuperação também pode ser selecionada através das patilhas atrás do volante. As patilhas no volante permitem selecionar cinco diferentes níveis de recuperação (DAUTO, D+, D, D- and D- -).
Os modos Comfort, ECO e Sport também estão disponíveis. De acordo com os requisitos fornecidos, o condutor pode então por exemplo, dar prioridade à condução elétrica, realçar a dinâmica de condução no modo de propulsão combinada ou dar preferência ao modo de motor de combustão para poupar a autonomia elétrica.
Uma importante funcionalidade de conforto corresponde ao controlo da pré-climatização antes do veículo ser ligado, pois os modelos "A 250e" e "B 250e" integram um compressor elétrico do A/C. O controlo da pré-climatização também pode ser ativado confortavelmente através de um smartphone. Os 1600 kg de peso máximo suportado pelos híbridos compactos é impressionante.