sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Os Segredos da Tia Cátia no 24 Kitchen

O 24 Kitchen apresenta mais uma produção nacional. Depois de cinco temporadas e muitas receitas, a Tia Cátia está de volta. Na sexta temporada, Cátia Goarmon traz 22 episódios recheados de receitas tão práticas quando deliciosas. Aqui explora receitas tipicamente portuguesas e outras internacionais, mas também aposta em alternativas para os clássicos de todos os dias.

Episódio 1 – Receitas Perfumadas
A Tia Cátia tem, no seu jardim, um recanto de ervas aromáticas que usa muito quando quer dar um toque especial a receitas comuns. Hoje, o menu é perfumado.
Temos pãezinhos preparados com infusão de alfazema e sementes de papoila; Frango no forno com camomila, alecrim e mel acompanhado por arroz com cardamomo; E ainda um cheesecake delicioso com cobertura de pêssegos em calda de lúcia-lima.
Se acha que as ervas aromáticas só servem para chá... fique connosco!

Episódio 2 – Sabores do Algarve
Todos os anos a Tia Cátia vai de férias para o Algarve e a cada verão descobre uma receita nova, cheia de sabores da região. Hoje, traz três dos seus pratos preferidos: Choquinhos à Algarvia salteados com alho e louro e servidos em tosta de batata-doce; Feijoada de búzios à moda do Algarve, bem apurada e com tudo a que tem direito; E morgados de figo, uma gulodice feita à base de figo e amêndoa.
Toca a levar ao prato, sabores do sul.

Episódio 3 – Doces da Minha Infância
De vez em quando a Tia Cátia gosta de voltar aos doces da sua infância. Trazem-lhe memórias boas de lugares e de pessoas que lhe são queridas. Hoje, vai fazer: Bolachas com corintos, amanteigadas, iguais às que havia sempre em casa da sua mãe; Duchesses, daqueles bem recheados com chantilly, fruta e fios de ovos; E ainda salame de chocolate crocante, que nas festas de aniversário era “convidado” de honra.
Venha conhecer as receitas que têm acompanhado a vida da Tia Cátia.

Episódio 4 – Receitas Saudáveis para Todos os Dias
Há quem tenha a ideia que cozinhar saudável é complicado. Ora hoje, com a ajuda de uma nutricionista, o menu da Tia Cátia prova exactamente o contrário. Faremos: Pãezinhos de queijo na frigideira, sem glúten, e apenas com 5 ingredientes; Chamuças de brócolos e atum, cozinhadas no forno, acompanhadas por uma salada fresca de agrião e morangos; e terminamos com bolinhos de limão, sem açúcar, mas com muito afecto…
Com os ingredientes certos, prepare receitas saudáveis para todos os dias.

Episódio 5 – Marrocos à Mesa
A Tia Cátia fez umas mini férias em Marrocos, com toda a família. Trouxe na memória sabores intensos para agora, em casa, os cozinhar à sua maneira! Para entrada, faremos sopa marroquina com grão de bico, carne e uma mistura explosiva de especiarias; seguimos com a tradicional tagine de frango com açafrão, cominhos e vegetais suculentos; E para terminar há Msemen com açúcar, canela e mel… para os mais gulosos.
Verão com a cozinha marroquina é muito especial.

Episódio 6 – Frutos Silvestres
Frutos silvestres, do bosque, vermelhos… A Tia Cátia é fã de toda a família e por isso mesmo hoje presta-lhes homenagem com três receitas irresistíveis. Faremos: Pastéis de queijo com compota de amoras, super estaladiços por fora e cremosos por dentro; Lombo de porco com redução de mirtilos, mel e vinagre balsâmico; E para o fim, fica o pavê de groselha que dignifica qualquer jantar! Um punhado de frutos silvestres por dia, nem sabe o bem que lhe fazia…

Episódio 7 – Clássicos
Um clássico é aquele que nunca muda e ainda bem, porque gostamos dele assim. No que toca à mesa, a Tia Cátia elege vários clássicos, mas estes estão no seu top 3: A francesinha feita a preceito, coberta de queijo derretido e molho de cerveja; O borrego tenrinho com chalotas e salteado de batatas e acelgas, receita do marido Francisco; E o molotof que se desfaz na boca, bem regado com doce de ovos.
Hoje, é dia de clássicos em casa da Tia Cátia!

Episódio 8 – Sopas de corpo e alma
A Tia Cátia vai cozinhar sopas que nutrem o corpo, aquecem a alma e até servem de sobremesa.
Para quem gosta de sopas consistentes e nutritivas, há: Sopa de grelos e bacalhau confitado, que inclui broa aromatizada com coentros e alhos; Sopa de trigo sarraceno e carne, enriquecida com couve lombarda e feijão manteiga; E para o fim, sopa fria de morangos com gelado de vinho do Porto.
Hoje, as sopas são de encher as medidas!

Episódio 9 – Mar Português
A nossa costa é das nossas maiores riquezas, até porque nos alimenta o corpo e a alma. Hoje, a Tia Cátia vai reinventar sabores do mar com: Sonhos de polvo, altos e fofos, aromatizados com um bom punhado de salsa; Arroz de lingueirão à Bulhão Pato, malandrinho e picante q.b.; E lombos de corvina, macios e bem acompanhados por migas de batata e espargos.
Há mar e mar… mas é o nosso que dá o melhor peixe!

Episódio 10 – Cozinha Ucraniana
A Tia Cátia nunca foi à Ucrânia. Mas teve a sorte de a Ucrânia vir até ela, através da Ana, uma amiga da família. Com a Ana, aprendeu a cozinhar: Kotleta i Ajika, carne de porco com um delicioso molho picante de vegetais e maça; Golubtsi, couve enrolada com carne picada, arroz e cenoura regado com molho de tomate; E ainda Gorka, um bolo em forma de montanha à base de licor de ginja, cerejas em calda e natas.
Venha daí! Conhecer outras culturas é um privilégio que nos torna mais ricos.

Episódio 11 – Feng Shui na Cozinha
Há muito que ouvimos falar em Feng Shui, mas sobretudo ligado aos espaços. Ora hoje, a Tia Cátia vai aplica-lo à comida e não estará sozinha. Faremos uma rica salada de 5 elementos, com cuscuz e vegetais coloridos, servido em alga Nori; Chili com feijão azuki, cenoura e brócolos acompanhado por arroz integral; E trufas de cacau, super rápidas de preparar, recheadas com frutos secos.
Fique com a Tia Cátia e com a consultora de Feng Shui Vanda Boavida!

Episódio 12 – Peixe que Puxa Carroça
Há quem diga que o peixe não puxa carroça… A Tia Cátia diz que puxa: é só saber cozinhá-lo e servi-lo bem acompanhado. Aqui tem três bons exemplos: Massoto de tamboril e camarão, uma delícia consistente algures entre o risoto e a massada; Pescadinha de rabo na boca com arroz de feijão: uma equipa sempre vencedora; E atum – a que muitos chamam de “carne do mar” – com cebolada e uma dose extra de batatas fritas.
Hoje, o peixe vai ao tacho para saciar a família inteira!

Episódio 13 – Rosas e Rosquinhas
Para uma entrada engraçada, um lanche ou simplesmente como snack, há roscas e rosquinhas são super versáteis. A Tia Cátia traz 3 versões mais cobiçadas lá por casa: Rosquinhas tricolores com tomate seco, perfumadas ainda com açafrão e manjericão; Rosca de carne, consistente e bem recheada com fumeiro nacional; E roscas doces de amêndoa, que acompanham lindamente uma chávena de chá!
Não saia daí: enrosque-se neste programa.

Episódio 14 – Destino Macau
A gastronomia de Macau resulta de uma grande fusão de culturas e por isso é tão interessante. Para hoje, a Tia Cátia desenhou um menu de inspiração macaense com: Chutney de bacalhau, com vinagre de sidra e leite de coco, acompanhado por pão de frigideira; Minchi com ovo estrelado e batata frita, para fazer as delícias dos mais novos; E bebinca de leite, com toda a sua cremosidade e ligeiro aroma a limão.
Embarque nesta viagem!



Episódio 15 – A Minha Equipa é um Prato
Em homenagem à equipa com a qual já gravou centenas de receitas, a Tia Cátia vai fazer três dos pratos que aprendeu com três elementos da equipa: Sopa caramela, com carnes, massa e feijão; Empanadas de espinafres com uma original salada de feijão preto e manga; E cabidela de frango do campo com batatas, avinagrada o quanto baste.
A equipa da Tia Cátia é um prato: junte-se a eles!

Episódio 16 – Do Reino da Tailândia
O filho mais velho da Tia Cátia voltou agora da sua segunda viagem à Tailândia. De souvenir trouxe umas quantas ideias gastronómicas para testar com a mãe. Juntos, farão: Sopa de frango e coco, com erva príncipe e um pouco de picante para despertar o palato; Pad thai, de noodles de arroz misturados num wok bem quente com sabores exóticos; E arroz doce tailandês, super cremoso, preparado com leite de coco e servido com manga.
Preparem-se para um menu directamente do reino da Tailândia.

Episódio 17 – Ilha da Madeira
Além da imensa beleza natural e das pessoas super simpáticas, a ilha da Madeira tem uma comidinha deliciosa. A Tia Cátia inspirou-se nos sabores insulares para nos trazer: Milho frito bem crocante com uma cremosa redução de vinho da Madeira; Peixe espada, em filetes, com banana frita e molho exótico de maracujá; E bolo de mel da Madeira, doce, rico e consistente.
Hoje, o bailinho será ao som dos tachos!

Episódio 18 – Saladas Completas
As saladas são sempre remetidas para acompanhamento. Mas na verdade, elas podem ter todo o protagonismo da refeição e nem sequer incluir uma única folha de alface! A Tia Cátia vai preparar: Salada quente de batata, com bacon, cogumelos e molho de mostarda; Salada fria de bacalhau e ovos de codorniz com grão, coentros e tudo a que tem direito; E salada de fruta feita ao lume… à sua maneira.
Hoje, daremos às saladas o papel principal.



Episódio 19 – Já Fui ao Brasil
Talvez devido às muitas influências que tem, a cozinha brasileira é um verdadeiro arco-íris de sabores.
A Tia Cátia vai recriar três dos seus clássicos mais famosos. Coxinhas de frango, com a sua massa húmida e recheio apurado; Bobó de camarão, exótico e aveludado com mandioca, óleo de coco e óleo de palma; E cocada, com coco e leite condensado como protagonistas.
Hoje, temos um menu com samba no pé!

Episódio 20 – Teens Party
O António –filho mais novo da Tia Cátia faz 15 anos e quer preparar um jantar de aniversário em casa com os amigos. Por isso, a Tia Cátia vai testar o menu para a grande noite: para picar, há sticks estaladiços de bretzel com ketchup caseiro cremoso; seguimos com calzoni de bolonhesa e queijo; E terminamos em grande, com um bolo de aniversário, que afinal são vários, para que cada convidado possa rechear o seu.
Hoje, a festa é para os adolescentes!



Episódio 21 – Pratos Que Se Comem
Nas três receitas de hoje, a Tia Cátia vai transformar vegetais e fruta em recipientes comestíveis: as endívias serão servidas com camarão wasabi e salpicadas com nozes caramelizadas; ao chuchu será retirada a polpa e o chuchu será recheado com carne picante; já o dióspiro vai ao forno com nozes macadâmia caramelizadas, para ser servido com requeijão de Seia. Temos pratos que se comem... literalmente.

Episódio 22 – Receitas da Minha Mãe
As mães sabem tudo, sobretudo no que toca à cozinha. Bom, podem não saber tudo, mas sabem muito. Hoje, a Tia Cátia vai cozinhar três receitas da, e com a sua mãe: Curgete recheada com queijo e tomate seco, uma entrada com óptima figura; rosbife à Maria com ervilhas à francesa, um prato muito original aromatizado com vinho do Porto; e mousse de laranja guarnecida com chocolate, para um final feliz.
Este é um menu e pêras!

Os Segredos da Tia Cátia
Emissão: A partir de dia 23 de Setembro. Segunda-feira a sexta-feira, às 21h00

Género: Programa de culinária
Episódios: 22 episódios de aproximadamente 30 minutos
Produção: FOX Networks Group em associação com Fremantle