É à meia-noite e com uma descida aos infernos da colecção do Museu Nacional de Arte Antiga que tudo começa na 13.ª edição do MOTELX. Antes de tomar de assalto o Cinema São Jorge entre 10 e 15 de Setembro, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa arranca em modo Warm-Up a 5 de Setembro com uma visita nocturna inédita às obras mais desconcertantes do MNAA. Já é também conhecida a programação da secção de curtas internacionais do Festival.
31 desconhecidos encontram-se à meia-noite na penumbra de um vasto museu para explorar arte macabra. Podia ser o princípio de um filme de terror mas é mesmo o início da 13.ª edição do MOTELX, que em parceria com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) oferece a 31 participantes uma experiência única na noite de 5 para 6 de Setembro.
Que demónios assombram as Tentações de Santo Antão de Bosch ou o Inferno que um mestre português desconhecido pintou no século XVI? Que forças regem Salomé com a Cabeça de São João Batista de Cranach? “Pesadelo no Museu” irá percorrer algumas das obras mais impactantes da coleção do MNAA à luz da sua relação com o imaginário do terror e do fantástico. Os interessados deverão inscrever-se através do email inscricoes@motelx.org , a entrada é gratuita mas restrita a maiores de 18 e só para os primeiros 31 a responder (uma inscrição por email).
E se a noite é dos adultos, a parceria MOTELX/MNAA garante também um dia em cheio para os miúdos com “Criaturas à espreita”, uma visita-jogo ao Museu para 13 crianças com idades entre os 6 e os 12 anos (15 de Setembro, 11h30). Parte da programação Lobo Mau, esta é uma das actividades que integram a grande festa para os mais pequenos que o MOTELX está a preparar para a última manhã do Festival. A diversão estende-se ao Cinema São Jorge com o ateliê de figuras de luz “Maria Brinca à Sombra” e um peddy paper (sessões às 10h30 e 12h, 15 de Setembro). As marcações devem ser feitas também através do email inscricoes@motelx.org.
Curtas internacionais no MOTELX
Depois de a 16 de Julho terem sido reveladas as curtas em competição para o Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2019, destaque agora para a secção que apresenta as melhores curtas internacionais de terror de 2018 e 2019. São 24 propostas de países como Tailândia, Itália, Espanha, EUA, França, Reino Unido, Canadá ou Nova Zelândia, para ver antes das longas-metragens ou nas famosas “Curtas ao Almoço”.
Entre as curtas mais antecipadas estão “The Haunted Swordsman”, épico de animação com fantoches samurai do veterano dos efeitos especiais Kevin McTurk (VFX “Parque Jurássico”, “Hellboy”, “Stranger Things”), e “Aquarium”, thriller de Lorenzo Puntoni sobre um massacre numa piscina pública que já foi visto em mais de 40 festivais. A causar sensação no circuito internacional tem estado também T.J. Yoshizaki com “Hot Dog”, história experimental sobre uma mulher-polícia de Los Angeles que tem um confronto fatal com um vendedor de cachorros-quentes.
A secção apresenta ainda fora de competição três curtas de realizadores portugueses, servindo artistas psicopatas em “Dessert” (Martim David Gomes), rituais de passagem em “Nojo” (Pedro Mira) e vampiros haitianos em “Look No Further” (André Marques). Outros destaques incluem “The Desecrated”, do criador da série “Ghost Whisperer” (John Gray); “The Procedure 2”, sequela da curta sensação do MOTELX 2016; o surrealismo sci-fi de “Your Last Day on Earth” (Marc Martínez Jordan); e as comédias negras “O.I.” (N’cee van Heerden) e “Possessions” (Zeke Farrow), falso documentário sobre um homem que decide vender todos os seus pertences, incluindo um pedaço do muro de Berlim que está amaldiçoado.
Os horários das sessões serão anunciados na segunda quinzena de Agosto, juntamente com a programação completa do Festival. De recordar que entre as novidades já anunciadas para esta edição está a presença do realizador de “Hereditário” e “Midsommar”, Ari Aster, e sessões especiais para comemorar os 40 anos de “Alien” e a primeira Sexta-feira 13 em 13 anos de MOTELX. O Warm-Up do Festival decorre entre os dias 5 e 7 de Setembro.