Olhar a cinematografia da Lituânia desde a conquista da independência será o ponto essencial do programa que o BEAST – Festival Internacional de Cinema propõe. A ter lugar no Porto entre os dias 28 de Setembro e 6 de Outubro, o ciclo integrará as estreias nacionais de Wonderful Losers, de Arunas Matelis, aclamado documentarista cujos filmes são presença assídua nos principais festivais de cinema mundial. O realizador estará no Porto para apresentar e comentar a sessão.
O foco na cinematografia lituana incluirá ainda uma retrospectiva integral da obra de Aistė Žegulytė, apontada como uma das grandes promessas do cinema do país, e um ciclo de cinema restaurado que recupera alguns dos mais interessantes filmes da história do cinema local, que mostrará obras de Henrikas Sablevicius, Edmundas Zubavicius, Algimantas Maceina, Arūnas Žebriūnas ou Deimantas Narkevicius.
Com uma programação diversa composta por 20 filmes, o BEAST aposta ainda num ciclo de homenagem a Jonas Mekas, o lituano-americano falecido no início deste ano e apontado como uma das mais referenciais figuras do cinema de vanguarda dos Estados Unidos. No Porto serão exibidos, Walden, Reminiscences of a Journey to Lithuania e Out-Takes from the Life of a Happy Man.
A abrir o festival, Summer Survivors, de Marija Kavtaradze, um tocante road-movie que acompanha a jornada de uma jovem psiquiatra até a uma clínica na beira-mar, apresentando um retrato próximo e humano sobre a doença mental.
A fechar o foco no cinema da Lituânia, a carta branca dada ao festival Baltic Waves, que constrói uma narrativa sobre a sua própria história apresentando duas obras das primeiras edições e duas de anos mais recentes.
O BEAST Festival Internacional de Cinema 2019 tem lugar de 28 de Setembro a 6 de Outubro na cidade do Porto com exibições no Cinema Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes, Biblioteca Municipal Almeida Garrett e eventos paralelos como masterclasses, oficinas, concertos e outros eventos em vários espaços da cidade. A programação completa será apresentada no início de Setembro e poderá ser consultada em https://beastfilm.pt.