Há 15 anos que a Dacia revoluciona a indústria com um modelo de negócio único, fundamentado num princípio essencial: automóveis contemporâneos, mas acessíveis.
Por exemplo, o Duster veio abalar, por completo, o segmento dos SUV. Enquanto o recentemente renovado Sandero tem liderado, nos últimos anos, o mercado Europeu de vendas a clientes particulares.
Hoje, a Dacia inaugura um novo capítulo na sua história, com a chegada do Novo Spring, o primeiro modelo 100% elétrico da marca.
A Dacia, uma marca do grupo Renault, tem acesso ao know-how, experiência e conhecimento acumulados pelo Grupo e pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, na última década, enquanto pioneiros da mobilidade elétrica.
O Novo Spring é uma verdadeira r-EV-olução. Assumindo-se como o automóvel elétrico mais acessível do mercado europeu (a partir de 16.800€ em Portugal), torna a mobilidade elétrica acessível a quase todos e não apenas a alguns. Sob o aspeto SUV esconde-se um automóvel vincadamente urbano, com um espaço inigualável para quatro ocupantes e equipado com um motor elétrico simples, mas muito fiável, com uma autonomia de 230 km (WLTP combinado) ou 305 km em ambiente 100% urbano (ciclo WLTP em cidade).
O Novo Dacia Spring é apresentado em três versões:
Uma versão de venda para clientes particulares, com pré-encomendas que começaram em março e com as primeiras entregas previstas para o outono de 2021.
Uma versão para empresas, já disponível para o mercado de rent-a-car, frotas e empresas dedicadas ao car-share (partilha de automóvel).
Por fim, estará disponível uma variante comercial “cargo”, sem bancos traseiros, que é a solução ideal para as entregas de último quilómetro e que será lançada no início de 2022.
Ao oferecer um pequeno SUV citadino, 100% elétrico, que cumpre quase todos os requisitos de um utilizador, a um preço imbatível, a Dacia ajuda à democratização e popularidade da mobilidade elétrica.
O LOOK SUV
As linhas inovadoras são características dos SUV: cavas das rodas mais largas, barras de tejadilho, soleiras das portas dianteiras reforçadas, proteção inferior traseira e uma maior altura ao solo (151 mm em vazio).
Com uma linha de cintura larga e um capot arredondado, o Spring parece tão robusto quanto é na realidade. A silhueta volumosa denuncia o espaço que se vive a bordo. E, no entanto, o Novo Spring não deixa de ser um verdadeiro citadino, sendo até bastante compacto: 3,73 m de comprimento, 1,58 m de largura (sem espelhos retrovisores) e 1,51 m de altura (incluindo as barras de tejadilho).
ESPAÇO A BORDO
Apesar das 5 portas, as dimensões exteriores compactas do Novo Spring respeitam o seu estilo de citadino. O interior conta com lugares para quatro adultos, mas graças ao generoso espaço para a cabeça e as pernas (100 mm), até pessoas mais corpulentas conseguem viajar, confortavelmente, no banco traseiro.
Além disso, a acrescida impressão geral de espaço, aumenta a sensação de conforto no interior. Os passageiros contam com 23,1 litros de espaço de arrumação, divididos entre o generoso porta luvas, as bolsas nas portas e um compartimento na consola central. Os passageiros sentados atrás contam com bolsas colocadas nas costas dos bancos dianteiros.
UM CITADINO COM ESPAÇO NA BAGAGEIRA
A bagageira do Novo Spring oferece o maior espaço de carga do segmento: 270 dm3 VDA (excluindo o espaço sob o piso reservado para a opcional roda suplente) / 290 L.
Cifras mais habituais no segmento acima. O banco traseiro pode ser rebatido para reforçar a modularidade. Assim, a capacidade sob a chapeleira pode chegar aos 620 L.
EQUIPAMENTO GENEROSO
O equipamento de série inclui direção com assistência integralmente elétrica, ar condicionado manual, fecho centralizado, quatro vidros elétricos, sensor de luz e limitador de velocidade (o comando deste está colocado no volante).
Um ecrã digital de 3,5” está localizado no centro da instrumentação.
O sistema de entretenimento Media Nav e os retrovisores elétricos estão disponíveis em função do nível de equipamento selecionado.
LIBERDADE DE CARREGAMENTO
Para uma liberdade total, o Novo Spring está equipado com uma grande variedade de opções de carregamento: numa tomada doméstica convencional de 220V ou numa tomada Green’Up, com o cabo Flexicharger (modo 2); numa Wallbox de 7.4 kW, através de um cabo único (modo 3) ou num posto de carregamento rápido de 30 kW DC, com um cabo de carregamento integrado.
O tempo de carregamento da bateria de iões de lítio é de:
Menos de uma hora para atingir 80% da carga, num terminal de 30 kW DC e menos de 1,5 horas para atingir os 100%.
Menos de 5 horas para os 100% de carga, através de uma Wallbox de 7.4 kW
Menos de 8,5 horas para atingir os 100% de carga, através de uma Wallbox de 3.7 kW.
Menos de 14H se optar por carregar, integralmente, a bateria através de uma tomada doméstica de 2.3 kW.
Neste momento já existem cerca de 200 000 postos de carregamento em território europeu, 43 700 na Holanda, aproximadamente 33 000 na Alemanha, quase 30 000 em França e cerca de 1 500 em Portugal.