Em 2019, o Sporting Clube de Braga, um dos maiores clubes desportivos nacionais, lançou o desafio à Contraponto e esta chancela da Bertrand Editora especializada em não-ficção não o enjeitou. O objetivo passava por conceber e produzir o melhor livro de um clube desportivo jamais publicado em Portugal, para assinalar o centenário do SC Braga. Ao cabo de dois anos de trabalho afincado, clube e editora preparam-se para publicar, a 20 de maio, duas edições muito especiais de A História do Sporting Clube de Braga. A apresentação será feita no dia 17, às 17h00, no Theatro Circo, em Braga, e vai contar com intervenções do Presidente da República, do Secretário de Estado do Desporto, do Presidente da Câmara Municipal de Braga e do Presidente do Sporting Clube de Braga.
No dia 20, a generalidade das livrarias nacionais – bem como as lojas do clube – iniciam a comercialização das referidas duas edições do livro, assinado pelo professor universitário João Miguel Fernandes e pelo investigador Eduardo Pires de Oliveira: uma, especial, de luxo, em grande formato e de capa dura, com caixa, e incluindo um anexo estatístico de grande nível de detalhe, que será comercializada a 99,90 €; outra, também com qualidade acima da média, capa dura e formato maior do que é habitual, mas sem caixa e sem anexo estatístico, ainda que com uma excelente relação qualidade-preço, vendida em livraria a 29,90 €.
A Contraponto e a Bertrand Editora orgulham-se de publicar um livro imprescindível para os amantes do SC Braga e uma obra fundamental, porque ímpar no contexto nacional, para todos os apaixonados pelo desporto. Trata-se do mais completo e bem apresentado livro de um clube desportivo alguma vez publicado em Portugal e coloca o SC Braga, neste domínio, ao nível dos melhores clubes da Europa. A História do Sporting Clube de Braga é um livro de referência, para ler, reler e consultar.