O Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Douro Tinto, da Aveleda S.A., é reconhecido como o Melhor Vinho do Ano pelo Concurso de Vinhos de Portugal com a colheita de 2018. Esta é a segunda vez que este vinho recebe este reconhecimento.
Na 8ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, o vinho Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2018, da Aveleda S.A., saiu vencedor com o prémio Melhor Vinho do Ano, pelo segundo ano consecutivo. Estiveram mais de 1.400 vinhos à prova por um painel de provadores mais exigentes a nível nacional e internacional, entre jornalistas, sommeliers, wine educators e enólogos. Este vinho conquistou ainda o destaque de Melhor Vinho Tinto e a medalha de Grande Ouro.
O Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca é o primeiro vinho a conseguir o destaque de Melhor Vinho do Ano no Concurso de Vinhos de Portugal pelo segundo ano consecutivo.
O Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca vem de uma vinha plantada em 2004, no ano em que Francisca, filha de Cristiano van Zeller, fez 18 anos. A vinha foi pensada por Cristiano van Zeller como um vinho para o futuro, onde os sabores da fruta do Douro se expressassem numa frescura marcante. Foram plantadas as castas Sousão, Touriga Franca, Touriga Nacional, Rufete e Tinta Francisca, “castas tradicionais durienses, que aportam acidez e complexidade ao vinho.
A pisa a pé em lagares tradicionais de granito é ainda um fator muito importante para a homogeneidade das características destas castas e para produzir um vinho elegante e prolongado em boca”, diz Manuel Soares, Diretor de Enologia da Aveleda, S.A. e responsável pela produção da colheita de 2018.
Os prémios para a marca Quinta Vale D. Maria não ficaram por aqui, com o tradicional Quinta Vale D. Maria Tinto 2018 a conseguir a medalha de Grande Ouro.
A edição de 2021 do Concurso Vinhos de Portugal reuniu 143 jurados, entre enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators e outros profissionais do sector, para selecionar os melhores vinhos de Portugal de entre 1408 vinhos submetidos. Entre os especialistas internacionais que integraram o painel de avaliação do Júri Regular, destacam-se o estónio Rain Veskimae, a britânica Emily Rowe, a canadiana Élyse Lambert MS, o americano Erik Segelbaum e a mexicana Claudia Treviño.
Quinta Vale D. Maria Vinha da Francisca Tinto 2018 – 0,75 cl | PVPR: 70€
Quinta Vale D. Maria Tinto 2018 – 0,75 cl | PVPR: 50€