“A Vez das Deusas. Representações e Género” é o tema debatido por especialistas, comissária e representante da comunidade Hindu, na mesa-redonda que o Museu do Oriente organiza no dia 28 de Maio, sexta-feira, às 18.30, a propósito da sua mais recente exposição.
A conversa é antecedida da visualização parcial do documentário Five Faces of Shiva – A short history of Hindu Prints, que será depois comentado pela comissária da exposição, Liliana Valente Cruz, pelas antropólogas Rosa Maria Perez (professora do Departamento de Antropologia do ISCTE - Instituto Universidade de Lisboa e pesquisadora do CRIA - Centro de Pesquisa em Antropologia) e Inês Lourenço (Doutorada em Antropologia e investigadora integrada do CRIA/ISCTE-IUL), e Parisha Meggi, da Comunidade Hindu de Lisboa.
O que representam os cartazes indianos, o que revelam da construção da história contemporânea da Índia, da colonização inglesa aos dias de hoje, como foram utilizados enquanto instrumento de afirmação de poderes políticos e religiosos e de definição de papéis sociais expectáveis, como o da mulher, são algumas das questões em debate.
Esta Mesa-redonda representa também uma abordagem simbólica de um dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, que opera sobre a actual condição feminina no mundo.
A iniciativa é gratuita, mediante inscrição em museudooriente.pt, e transmitida em live streaming a partir da página de Facebook do Museu do Oriente. O público presente e online poderá interagir com as intervenientes, colocando questões.
“A Vez das Deusas. Cartazes da Índia no Museu do Oriente” está patente até 3 de Outubro, com entrada gratuita, propondo uma abordagem às funções religiosas, políticas e sociais dos cartazes indianos enquanto objectos de devoção, para o culto aos deuses, mas também como instrumentos para a afirmação de poderes e para a definição de papéis sociais.
Mesa-redonda “A Vez das Deusas. Representações e género”
28 Maio, sexta-feira
18.30
Duração: 80’
Entrada gratuita mediante inscrição