Marco Franco lança o seu segundo álbum a solo ao piano - Arcos - no dia 14 de maio, mesmo dia em que sobe ao palco para apresentar os novos temas que fazem parte do disco. O concerto é às 21:00 no Grande Auditório da Culturgest.
Ficámos já a conhecer o single Crisálida, primeiro avanço de Arcos, disco que sucede a Mudra (2017) e que marcou a sua estreia a solo ao piano, ambos com selo Revolve.
Sobre o disco, o músico, conhecido também de outras andanças (Montanhas Azuis, Mikado Lab, Memória de Peixe, entre outros), refere que “Arcos cruza um novo tempo onde conceitos se tocam e transformam algo novo num resultado intemporal, como se para mim talvez já existisse, mas que é inédito na minha atual perspectiva da expressão musical".
Neste disco, além dos temas originais, Marco Franco interpreta um tema de Mikado Lab, banda de que fez parte; e um outro de Norberto Lobo, colega em Montanhas Azuis e um dos seus compositores de eleição.
Depois de uma carreira reconhecida como baterista, onde se afirmou como um ativista importante do jazz e da improvisação nacional, o músico lisboeta trouxe o piano para o centro da sua vida, que aconteceu com Mudra, em 2017, do modo mais inesperado que podíamos ter imaginado.
Composto sob uma redoma sigilosa, Mudra surgiu sem aviso e colocou de imediato o nome do seu autor num patamar de admiração generalizada e deixou a curiosidade para conhecermos a sua herança e percebermos como se iria desenvolver a linguagem pianística de Marco Franco, que surge agora com Arcos. Música honesta e transparente, música nova para tempos novos, onde a arte volta a propor uma salvação.
Os bilhetes para o concerto custam entre 7€ (com descontos) e 14€ e estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline.