sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Antologia Dialogante de Poesia Portuguesa


Esta obra abarca dezenas de estilos, temas e décadas. «(…) Como Carlos de Oliveira, "temos consciência (…) de que a poesia de cada um se faz também com a poesia dos outros no permanente confronto da criação"», sublinha Rosa Maria Martelo no texto de apresentação dos 102 poemas de 44 autores convocados para esta Antologia Dialogante de Poesia Portuguesa.

Podemos pensar a história da poesia como um extenso diálogo? Podemos entender a experiência de leitura como um vínculo intersubjectivo, uma forma mediada de amizade? E poderemos entender a escrita como uma prática emergente desse tipo de leitura? Esta antologia reúne poemas que mantêm entre si vários tipos de diálogos, e pretende seguir os fios que ligam certos poemas a outros que os precederam e que neles são retomados, celebrados, interrogados ou mesmo "emendados". Trata-se menos de estabelecer diálogos entre textos do que de pôr em evidência vínculos já existentes, porquanto os textos mais actuais não teriam existido, pelo menos da mesma forma, sem aqueles que os precederam e com os quais se relacionam.

O resultado é um livro de diálogos entre diferentes autores, e acima de tudo entre diferentes poemas, umas vezes escritos à distância de poucos meses, outras vezes separados por séculos. Quando são vários os textos convocados num poema, optou-se quase sempre por escolher um só percurso de leitura hipertextual, mas o leitor facilmente poderá seguir outras pistas que os textos permitem entrever.

PVP: 16,60€

Ver primeiras páginas