Em Setembro estreia no National Geographic a 2ª temporada da entusiasmante série “Gordon Ramsay: Uncharted”. Gordon Ramsay, um dos mais carismáticos chefs da actualidade, é proprietário de centenas de restaurantes pelo mundo, sendo que oito deles foram reconhecidos com estrelas Michelin. Em “Gordon Ramsay: Uncharted”, o chef prepara-se para dar continuidade à sua volta ao mundo, à procura de culturas e receitas locais menos conhecidas. Nesta temporada, vai visitar os quatro cantos do mundo, incluindo África do Sul, Noruega, Tasmânia, Sumatra, entre muitos outros.
“Gordon Ramsay: Uncharted – O Lado Selvagem da África do Sul”
Enquanto pesca robalo num lago sul-africano, Gordon Ramsay não consegue tirar os olhos de um hipopótamo que, na sua opinião, está demasiado perto... "Olha para o tamanho daquela coisa", diz ele. "Que tipo de sinais é que mostram quando estão zangados"; No entanto, apesar desta distracção, está determinado a não desistir até apanhar um peixe para grelhar com a chef local, Zola Nene. KwaZulu-Natalé, uma província na parte sudeste da África do Sul, é a terra ancestral do povo zulu. A cozinha desta região é ainda muito influenciada pela tradição – devido aos métodos agrícolas históricos - e a maior parte dos ingredientes utilizados são orgânicos e não requerem processamento extensivo.
“Gordon Ramsay: Uncharted – O Lado Viking da Noruega”
Neste episódio, Gordon Ramsay faz mergulho nos fiordes gelados da Noruega. Depois de sair das águas gélidas, radiante com as vieiras frescas que colheu, afirma que está pronto para se mudar para a Noruega, mesmo no inverno! A cozinha norueguesa foi moldada pela sua costa de mais de 100 000 quilómetros de extensão, pelos seus longos invernos e curtos verões, pelas florestas que cobrem um terço da sua superfície, e pelas montanhas que cortam o país de uma ponta à outra.
“Gordon Ramsay: Uncharted – Tasmânia Selvagem”
Nas águas do Cabo Frederick Hendrick, na Tasmânia, Gordon Ramsay mergulha à espera de encontrar o maior invertebrado de água doce do mundo conhecido como “Tassie cray”. Para Gordon, pescar esta espécie de lagosta gigante, é das experiências mais majestosas e gratificantes de sempre. O ambiente remoto na Tasmânia - famoso pelo seu solo rico, ar puro e água limpa - é o lar de alguns dos ingredientes mais frescos do mundo. Essa riqueza tem sido apreciada ao longo de 35 000 anos pela cultura indígena, mas está agora a tornar-se reconhecida para além das suas costas insulares.
“Gordon Ramsay: Uncharted – Os Planaltos Deslumbrantes de Sumatra”
A ondulação do oceano mesmo ao largo da costa da cidade de Padang, na Sumatra, torna o trabalho de Gordon Ramsay difícil. Navegar nos estreitos braços de um barco de pesca para colocar redes, mantendo o seu equilíbrio, é um processo muito mais lento para o chef do que para os pescadores locais - após uma tentativa corajosa de se manter de pé enquanto as ondas embatem no barco, acaba por perder o equilíbrio e cair no Oceano Índico. Para esta região a pesca é muito importante, sendo que o arquipélago indonésio é composto por mais de 17 000 ilhas, sendo a segunda maior a Sumatra. Este também é o lar do “masakan padang”, o estilo mais popular e influente da cozinha indonésia. Num lugar onde muitas pessoas não têm refrigeração, a comida aqui é tradicionalmente rica com abundância de pimentas e especiarias que preservam a carne.
ESTREIA: Sexta-feira, dia 4 de Setembro, às 22h10
EMISSÃO: Sextas, às 22h10