De autor anónimo, Vida de Lazarinho de Tormes e de suas venturas e desventuras está escrita na primeira pessoa, como uma única e longa carta
Lazarillo de Tormes — no título original em espanhol — é considerada a obra precursora do romance picaresco. Escrita em estilo epistolar, a sua edição conhecida mais antiga data de 1554. Relata de um modo autobiográfico a vida de Lázaro de Tormes, desde o seu nascimento, passando pela sua miserável infância, até à idade adulta.
Na nota de José Bento, também responsável pela tradução de Vida de Lazarinho de Tormes e de suas venturas e desventuras, podemos ler: «O Lazarillo de Tormes é o primeiro grande romance escrito e publicado em Espanha. O espírito anticlerical, a crítica aguda dos grandes senhores (seculares e eclesiásticos) são já traves de construções anteriores. Mas isto não é suficiente para que esta não seja assinalável: há nele um conjunto de qualidades que ultrapassa em muito essa medida, e aí reside a sua grandeza e um encanto muitas vezes comovedor.»