A matemática é uma constante do mundo e o que aprendermos com ela pode significar a diferença entre o sucesso e o desastre. A matemática está sempre presente na nossa vida, da forma como comunicamos com os outros à forma como viajamos, trabalhamos ou relaxamos.
Mas são poucos os que compreendem o seu verdadeiro poder, pois a influência da matemática não se fica pelo dia a dia no escritório ou em casa, estendendo-se aos tribunais e hospitais.
Neste livro extraordinário, Kit Yates explora histórias verídicas em que a utilização – ou a má utilização – da matemática teve um papel decisivo: pacientes incapacitados com diagnósticos errados, empresários falidos devido a algoritmos imperfeitos, vítimas inocentes de erros judiciais ou de falhas de software e até pais que perderam os seus filhos, sempre devido a equívocos matemáticos.
Mas há esperança: para além de o autor nos alertar para os perigos com exemplos reais, também nos oferece ferramentas matemáticas simples que nos ajudarão a tomar decisões acertadas numa sociedade cada vez mais baseada em números.
Sobre o Autor
Kit Yates é professor de Biomatemática na Universidade de Bath. Através da sua investigação mostrou que a matemática pode ser utilizada para explicar todos os aspetos da vida quotidiana. Publicou trabalhos no The Guardian, The Times, The Independent e The Daily Mail, entre outros meios.