quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Amazónia: O Mundo Perdido, no Odisseias

 

A América foi o lar de algumas das civilizações mais misteriosas e icónicas da História, como os Incas, no Peru, ou os Aztecas, no México, mas a Amazónia sempre foi considerada uma obscura e intacta terra selvagem, lar de tribos remotas e dispersas. No entanto, novas investigações estão agora a revelar que a selva foi o lugar de povoações de grande densidade e o lar de sociedades complexas que vêm de há, pelo menos, 2.000 anos. Com a nova tecnologia LIDAR, que utiliza lasers para ver debaixo da densa cúpula da selva, os arqueólogos estão a revelar um incrível mundo desconhecido, como terraços cerimoniais, assentamentos inéditos ou um excecional conjunto de arte rupestre.

Algumas destas descobertas dão razão a um padre espanhol que descreveu cidades incríveis na Amazónia há mais de 500 anos. Apesar da ameaça constante de madeireiros, mineiros e cartéis de droga, visitaremos povoações de tribos indígenas que nos porão no rasto do fascinante passado da Amazónia, e das inusuais raízes genéticas que questionam todo o que sabíamos, até agora, sobre a grande migração humana para a América do Sul.

Ep.1. Sociedades Esquecidas Sábado 

5 de dezembro, 22h30

No Brasil, os arqueólogos estão a investigar umas misteriosas formas geométricas que viram a luz devido à desflorestação. Quem as construiu e quando? Quantas mais podem estar ocultas sob a impenetrável cúpula da selva tropical? Mais tarde, a equipa dirige-se à Bolivia, onde surgiram novas provas de um assentamento humano nas zonas húmidas de Los Llanos de Moxos.

Ep.2. Os Primeiros Povoadores 

Sábado 12 de dezembro, 22h30

Na Colômbia devastada pela guerra civil, os arqueólogos descobriram recentemente uma das maiores coleções de arte rupestre pré-histórica do mundo. Nas vertentes de algumas falésias, que se estendem por 12 quilómetros através da selva amazónica, apareceram pinturas de animais, formas misteriosas e pessoas que nos oferecem uma visão inédita dum mundo do passado. Os cientistas estão a realizar agora uma série de minuciosas investigações para descobrir se foram pintadas por alguns dos primeiros humanos que chegaram à Amazónia, há pelo menos 12.000 anos.

Ep.3. O Colapso de uma Civilização 

Sábado 19 de dezembro, 22h30

Nas profundezas da selva da Amazónia, a tribo indígena dos Kuikuro guia os arqueólogos a uns misteriosos terraços que rodeiam a sua modesta aldeia na selva. Poderiam estas ruínas ser o germe de uma história esquecida de doenças e matanças às mãos dos invasores europeus? As provas genéricas lançam uns resultados surpreendentes sobre a grande migração humana rumo à América do Sul.