O célebre tenor italiano Andrea Bocelli lança hoje o seu novo álbum, “Believe” – um conjunto de canções poderosas e pessoais que celebram o poder da música de apaziguar a alma. No álbum o cantor juntou-se a Alison Krauss, a cantora mais premiada na história dos Grammys, numa versão impactante de “Amazing Grace”.
Andrea Bocelli também acaba de anunciar um concerto que será transmitido exclusivamente em livestream, “Believe in Christmas”, que terá lugar no espetacular Teatro Regio di Parma, em Itália, a 12 de dezembro. Contando com vários convidados especiais, este espetáculo será transmitido para os fãs de todo o mundo em horários específicos, consoante a região. Bocelli está a trabalhar com o diretor criativo Franco Dragone (mais conhecido pelo seu trabalho inovador com o Cirque du Soleil) na criação de um espetáculo mágico que irá inaugurar a época natalícia.
O novo álbum e o concerto transmitido em livestream sucedem-se à incrível atuação “Music for Hope”, que se realizou na Páscoa a partir da histórica catedral Duomo, em Milão, que foi vista por milhões de pessoas em todo o mundo. Como uma das atuações mais vistas em livestream de sempre (atingiu 3 milhões de espectadores), foi o concerto de música clássica em livestream que atingiu o maior número de espectadores em simultâneo na história do YouTube. O vídeo ultrapassou as 28 milhões de visualizações apenas nas primeiras 24 horas.
“Believe”, coproduzido por Steven Mercurio e Haydn Bendall, é uma coleção de canções que elevam o espírito e têm inspirado e amparado Bocelli ao longo dos anos. Além dos duetos com Krauss e Bartoli, duas cantoras cujas vozes distintas são celebradas em todo o mundo, o disco inclui uma nova composição de Ennio Morricone, bem como o tema “Gratia Plena” – o tema de encerramento do aclamado filme “Fatima”. Bocelli apresenta ainda as suas interpretações de “Ave Maria” e “Padre Nostro”.
Os temas explorados neste disco são profundamente pessoais para Bocelli, que diz: “O conceito por detrás de ‘Believe’ é baseado em três palavras – fé, esperança e caridade. Estas são as três virtudes teológicas do cristianismo e, no entanto, independentemente das crenças religiosas, elas são as três chaves que dão significado e completude às vidas de cada um de nós.”
Possuidor de um dom musical desde nascença, Andrea Bocelli é um dos cantores mais célebres da história moderna, apresentando-se em grandes eventos internacionais, inclusive nos Jogos Olímpicos e no Campeonato do Mundo de Futebol, e esgotando concertos em grandes arenas pelo mundo fora. Bocelli é vencedor de um Globo de Ouro, de sete Classical BRIT Awards e sete World Music Awards, e ainda tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame. O seu álbum anterior, “Si”, alcançou o 1.º lugar nos tops dos EUA e do Reino Unido.
Com uma carreira condecorada que se estende por mais de um quarto de século, acumulando milhões de fãs pelo mundo com a sua voz emotiva e imediatamente reconhecível, Bocelli também já colaborou com uma série de artistas de primeira linha, incluindo Luciano Pavarotti, Ariana Grande, Jennifer Lopez, Christina Aguilera, Ed Sheeran, Dua Lipa, Céline Dion, Tony Bennett, e muitos outros.
Enfim, Bocelli compreende que toda música faz bem para a alma de uma forma que toca nas nuances mais subtis da humanidade, independentemente da crença individual: “A boa música traz consigo uma poderosa mensagem de paz e amizade, ensina-nos sobre a beleza e ajuda-nos a abrir o coração e a mente”.