“I Can’t Go Living Without You”, um dos temas mais brilhantes de Elton John que integram a muito aguardada “Jewel Box”, acaba de ser revelado pela primeira vez. Mark ‘Spike’ Stent (Shawn Mendes, Selena Gomez, Ed Sheeran, Justin Bieber), vencedor de vários Grammys, voltou a trabalhar na mistura inédita de 1968, atualizando o tema para o ano de 2020, celebrando assim um dos lançamentos mais aguardados do ano.
A versão original de 1968 capta o som de uma Londres há muito perdida e tipifica o registo pop escrito sob encomenda sob o qual Elton John e Bernie Taupin foram contratados pela Dick James Music para entregar temas a outros artistas para estes fazerem uma versão.
Escrita e gravada nos estúdios DJM, em Londres, na primavera de 1968, “I Can’t Go On Living Without You” foi selecionada no ano seguinte para ser considerada para representar o Reino Unido no festival da Eurovisão. Foram escolhidas seis canções para o público votar, sendo que Lulu iria interpretar a canção vencedora no final do concurso, em Madrid. Chegar à lista final dos seis compositores já era algo muito importante. Outra dupla marcante – Tim Rice e Andrew Lloyd Webber – submeteram uma canção intitulada “Try It And See” que, segundo Rice, não chegou à lista final de 50. Cerca de um ano depois o tema ganhou uma nova letra e tornou-se a canção de Herodes na produção “Jesus Christ Superstar”.
“I Can’t Go On Living Without You” foi interpretada por Lulu no programa da BBC1 “Happening for Lulu” a 1 de fevereiro de 1969. “Naquela altura, a Eurovisão não era exatamente a orgia de constrangimento que é agora, mas ainda assim, não era como se os Pink Floyd e os Soft Machine fizessem fila para se envolver”, escreveu Elton no seu aclamado livro de memórias best-seller, “Me”. Na verdade, o próprio revelou, embora creditada a Bernie, Elton escreveu a letra sozinho. Na segunda-feira seguinte, a equipa de composição Bill Martin e Phil Coulter (que tinha escrito o tema da Eurovisão do ano anterior, “Congratulations”) fizeram uma crítica a “I Can’t Go On Living Without You”, o quarto dos seis candidatos, no “Daily Express”. Martin escreveu: “Esforcei os meus ouvidos para ouvir uma melodia inexistente juntamente com uma letra patética”. Coulter acrescentou, “um título sem imaginação para o que é apenas uma canção enfadonha e desinteressante”. Elton escreveu no seu diário na segunda-feira, 3 de fevereiro: “Fui para o escritório. Reação geral a Lulu - não muito boa.”
Quando o resultado final chegou quinze dias depois, a canção ficou em sexto lugar na votação do público. De seis. Recebeu 5087 votos. Ironicamente, ficou em último lugar atrás de uma canção intitulada “Are You Ready For Love?” (mas não aquela com que Elton chegaria ao 1.º lugar dos tops em 2003). A canção que Lulu levou à Eurovisão, “Boom Bang-A-Bang”, recebeu 56 476 votos.
Embora Lulu fosse a vencedora da Eurovisão nesse ano, “I Can't Go On Living Without You” foi alvo de algumas versões; Cilla Black gravou-a no seu álbum de 1970, “Sweet Inspiration”; A vocalista dos Pickettywitch, Polly Brown, lançou-a no lado b de “So In Love”, em 1973, e a versão de Sandie Shaw saiu tardiamente em 2004.
Agora chegou a altura de finalmente ouvir a versão de Elton pela primeira vez. “I Can’t Go On Living Without You” são três minutos fabulosos de pop alegre e fácil de ouvir, com um refrão cativante e memorável.
Foi lançado hoje um lyric video do tema que inclui imagens de Elton e Bernie da época.
“Elton: Jewel Box” será lançada em caixas deluxe de 8CDs e 9LPs, e em versões de 4LPs, 3LPs e 2LPs. Nas plataformas digitais serão lançados periodicamente conjuntos de 3 temas de “Jewel Box”, sendo que todas as suas raridades e lados b ficarão disponíveis por completo em março, a propósito do 75.º aniversário de Elton.