“some kind of peace” é o deslumbrante novo álbum do inovador compositor e produtor Ólafur Arnalds. O disco inclui o novo tema “The Bottom Line” ft. Josin, disponível juntamente com um belíssimo vídeo com o trabalho do artista japonês Azuma Makoto, e “Loom”, colaboração de Arnalds com Bonobo. Também já está disponível “finding some kind of peace”, um filme de bastidores muito especial sobre o novo álbum e que já pode ver aqui.
Ólafur foi confirmado como o artista de encerramento do festival virtual da Iceland Airwaves, “Live from Reykjavík”, no dia 13 de novembro, onde irá interpretar pela primeira vez ao vivo muito do seu novo material. A música de Ólafur também terá um papel de destaque no próximo documentário da Netflix sobre Shawn Mendes, “In Wonder”, que será lançado no dia 23 de novembro. Recentemente, Ólafur ultrapassou a marca dos 1 mil milhões de streams, um marco incrível para um multi-instrumentista islandês.
Mais do que qualquer coisa que já tenha feito, este disco é a história de vida de Ólafur Arnalds - e há uma grande história de vida para contar. No disco encontramos um perfeccionista confesso a lutar com as realidades mais confusas da vida quotidiana: as possibilidades do amor, de se estabelecer e como navegar por tudo isso durante uma pandemia global (metade do álbum foi escrito antes do confinamento e concluído no estúdio de Arnalds, no centro de Reiquejavique). “some kind of peace” resultou num álbum sobre como baixar as defesas e, em última análise, sobre o que significa estar vivo.
É também sobre isto que versa o tema “The Bottom Line”, com a cantora germano-coreana Josin, que Ólafur descreve como sendo uma canção sobre crescimento. "Josin passou uma semana comigo no meu estúdio, na Islândia, durante um período transformador na vida de ambos. Ela é alguém que admiro há anos e estou contente por podermos partilhar as nossas experiências através desta peça musical.” Jonsi refere ainda: “Este tema é sobre encontrar a salvação ao destrui-la, mantendo apenas a tua existência, sendo apenas capaz de reagir. Afundares-te no teu eu mais profundo e aceitares todas as emoções que controlaste com sucesso. Trabalhar com Olafur foi muito divertido. Foi intuitivo e muito inspirador para mim em termos de processo de escrita e produção. A ideia principal foi gravada na Islândia, mas terminámos ao longo do tempo e à distância. Estou muito grata por este tema ter acontecido."
Ólafur Arnalds é uma potência global de composição e sound design e “some kind of peace” é uma viagem sobre o crescimento pessoal e criativo de Ólafur Arnalds, tendo como pano de fundo um mundo caótico. No álbum poderemos ouvir alusões a essas experiências íntimas - às vezes até mesmo amostras de acontecimentos importantes - tecidas num disco que é notável na sua abertura e na sua beleza. “É tão pessoal que ainda estou a tentar encontrar as palavras para falar sobre isto”, diz Arnalds. “Achei importante que o álbum contasse a minha história de uma forma muito honesta.” Todos nós estamos à procura do nosso tipo de paz e é evidente que o novo e impressionante álbum de Ólafur será, definitivamente, o lugar para começar.