Bem vindos a mais uma rubrica que pretende estimular a reflexão e melhoria de tudo o que é considerado vida.
Hoje vamos falar sobre um conto oriental “ O único culpado”.
O sábio rei Weng pediu para visitar a prisão de seu palácio. E começou a escutar as queixas dos presos.
– Sou inocente – dizia um acusado de homicídio. – Vim para cá porque quis assustar minha mulher, e sem querer a matei.
– Acusaram-me de suborno – dizia outro. – Mas tudo que fiz foi aceitar um presente que me ofereceram.
Todos os presos clamaram inocência ao rei Weng. Até que um deles, um rapaz de pouco mais de vinte anos, disse:
– Sou culpado. Feri meu irmão numa briga e mereço o castigo. Este lugar faz-me refletir sobre o mal que causei.
– Expulsem este criminoso da prisão imediatamente! – gritou o rei Weng. – Com tantos inocentes aqui, ele terminará por corrompe-los!
É pertinente este conto por abordar o tema do que acontece quando um elemento positivo é colocado num local negativo e isso significa a decisão da pessoa em alterar o seu modo de ser ou o processo de adaptação do grupo a uma nova realidade.
Da mesma forma que o rapaz podia ter alterado a sua mentalidade ou seja, a forma de como processa a vida e transformando-se em mais um elemento negativo, manteve o seu mindset e consciência do que tinha feito, acontecido e ao mesmo tempo, a redenção de forma a que entre num futuro mais límpido e claro, o que fez com que o rei o tirasse da prisão e lhe concedesse a liberdade. O outro caminho era seguir o exemplo da maioria que estava em seu redor.
Manter a individualidade é um desafio, tanto pela necessidade de pertencer e ser aceite pelo grupo, como pela questão de sentir segurança e protecção, razões que motivam muitas vezes a quebra de compromisso interno e a ruptura com os valores onde a identidade e essência estão assentes.
O sentimento de culpa necessita de ser quebrado ou seja, orientado para a resposta mais favorável, de forma a que o momento menos positivo no processo de aprendizagem seja articulado para com a melhoria de qualidade de vida e resultados obtidos.
O que faria quando visse o rei? Tem 2 opções e 2 resultados possíveis. Decida em consciência.
Forte abraço e fantástica semana. Mantenham-se saudáveis!
Nuno Reis
Apresentação Nuno Reis
Chamo-me Nuno e ajudo pessoas a ficarem mais confiantes, motivadas e a saberem como optimizar o imenso potencial que têm dentro de si. A minha vocação é simplificar o que é necessário ser desenvolvido, para que conheçam a forma mais adequada de aproveitar oportunidades.
O foco é o potencial que tens dentro de ti e a criação da estratégia personalizada que dê resposta às tuas reais necessidades e com isso, teres acesso a um nível superior de performance e de sucesso.
A preparação mental é fundamental e vamos criar um plano personalizado de melhoria, para que melhores a forma de como geres as tuas emoções, energia e motivação, fortalecendo a tua capacidade de resposta em toda e qualquer situação. O plano que iremos criar juntos tem previsto a expansão da tua influência e notoriedade nas redes sociais, para que aumentes a percentagem de seguidores e com isso, consigas mais contactos qualificados para alavancares o teu sucesso. Vamos planear reuniões enquadradas com o teu Plano estratégico, assim como programas e eventos de fortalecimento de imagem. O aconselhamento e a orientação de tudo o que envolve a base do sucesso que pretendes alcançar.