Num momento em que o Líbano vive o maior colapso da sua história, Caroline Albergaria Arbadji — acabada de chegar de Beirute, onde mora há 20 anos — e José Pacheco Pereira farão a primeira apresentação de “Líbano, Labirinto”, novo livro de Alexandra Lucas Coelho (texto e fotografia), publicado pela Editorial Caminho.
A sessão acontecerá ao ar livre, no dia 15 de Julho, às 18h30, mediante as normas de segurança em vigor, no amplo Jardim da Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa. Outras iniciativas estão previstas, para a Feira do Livro de Lisboa, no fim de Agosto, e no Porto, em começo de Setembro, onde o livro será apresentado por Ana Gomes.
Com cerca de 500 páginas e 350 fotografias a cores, “Líbano, Labirinto” centra-se nos dois grandes acontecimentos que mudaram a vida recente do país: a revolução de 2019, em plena derrocada económica, e a explosão de 2020 no Porto de Beirute, uma das maiores explosões não-atómicas de que há registo no planeta. Tomando-os como eixo, Alexandra Lucas Coelho convoca a história milenar do Líbano, sem a qual é impossível pensar a tragédia actual. Que é também a tragédia da Síria, da Palestina, de um Médio Oriente acompanhado pela autora há quase 20 anos. Périplo, relato, ensaio ou apenas uma conversa que vem de há muito e não termina.
PVP C/ IVA: 19,90€