O Teatro Meridional apresenta o espetáculo: “O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão” de Eric-Emmanuel Schmitt, em cena até 1 de Agosto. A encenação é de Miguel Seabra que partilha a interpretação com Rui Rebelo (música).
“O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão” recebeu no ano de estreia, 2012, o Prémio do Público no Festival Internacional de Teatro de Almada e relata-nos a escolha de caminhos, a tolerância perante a diferença e a importância da amizade, no sentido mais livre e consistente do afeto. Momo, um rapazinho judeu de onze anos, na cidade de Paris dos anos 60, torna-se amigo do velho merceeiro árabe da rua Bleue. Mas as aparências iludem: o Senhor Ibrahim, o merceeiro, não é árabe, a rua Bleue não é azul e o rapazinho talvez não seja judeu.
Este espetáculo conta já 125 representações em território nacional e internacional: Almada, Guarda, Torres Novas, Braga, Guimarães, Luanda (Angola), Torres Vedras, Aveiro, Viseu, S. João da Madeira, Moita, Oeiras, Sobral de Monte Agraço, Bragança, Santarém, Palmela, Coimbra, Alcanena, Fundão, Abrantes, Faro, Vila Real, Póvoa do Varzim, Matosinhos, Mindelo (Cabo Verde), Loulé, Évora, Águeda, Paredes de Coura, Estarreja, Tondela, Funchal, Santiago do Chile (Chile), Pombal, S. Miguel (Açores), Amadora, Montalegre, Seixal e Ourém.
“O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão” é a 44ª produção num percurso atual de 63 produções de teatro da Companhia e segue uma das suas linhas de trabalho, que se prende com a encenação e adaptação de textos maiores da dramaturgia mundial, prosseguindo um formato de espetáculo contado na voz de um único ator e acompanhado por um músico.
O autor Eric-Emmanuel Schmitt é um dos dramaturgos de língua francesa mais lidos e representados do mundo. Os seus livros foram traduzidos para 43 línguas e as suas peças são representadas regularmente em mais de 50 países.