Os discos de vinil andam de mãos dadas com a música desde sua invenção em 1948. Após um período de “estranhamento”, quando os CDs tomaram conta do mercado, voltaram a descobrir-se e confirmaram que um é perfeito ao outro em qualquer época. Em 2020, pela primeira vez em 34 anos, a venda de discos nos Estados Unidos foi maior que a de CDs. A apostar que esta relação duradoura vai expandir pelo mundo todo, a Vinyl Xpress está a olhar o mercado português com atenção. A empresa da República Checa lançou um site em português e agora busca entrar no mercado luso com o que tem de melhor: preço, entrega e qualidade.
“A ideia é juntar meu conhecimento de discos de vinil e a parceria com as melhores fábricas da Europa. Portugal nos interessa porque é um país muito forte na música e em festivais. Artistas de todo o mundo passam por terras portuguesas todos os anos”, disse o empresário brasileiro Clenio Lemos, dono da Vinyl Xpress, fundada por ele em 2020.
Dentro do mercado de vinis há mais de 25 anos, Clenio já trabalhou com prensagem de obras de artistas icónicos como Sepultura, Tom Zé, Alice Cooper, Criolo, Celso Fonseca e Ed Motta, entre outros.
Através do site da Vinyl Xpress, ( https://vinyl-xpress.com/pt/ ), o cliente pode fazer uma simulação da sua encomenda para ter uma ideia de valores. O pedido mínimo é de 250 cópias e os prazos de entrega são os mais rápidos do mercado. Além de prensagem, a Vinyl Xpress oferece os serviços gráficos como acabamento impresso, capas, envelopes e caixas especiais para os vinis.
“Tenho capacidade de entrega em toda a Europa. E a proximidade entre Portugal e República Checa pode fazer que, depois de pronto, o pedido seja entregue entre 3 e 5 dias”, afirmou Clenio, animado com o mercado de discos de vinil que cresceu no mundo pelo 15º ano consecutivo, tendo mais de 34 milhões de cópias vendidas só nos Estados Unidos.
Sobre a Vinyl Xpress
A Vinyl Xpress é uma empresa que tem a satisfação de fabricar o que há de melhor em prensagem de vinil e impressão gráfica de melhor qualidade.
A tecnologia de prensagem de discos de vinil mudou e a Vinyl Xpress esteve atenta a todos esses movimentos. A empresa trabalha com o processo de corte e DMM - Direct Metal Mastering - utilizado por apenas cinco fábricas do mundo. Nesse sistema, a matriz é utilizada para prensar os vinis e é gravada diretamente no metal e a qualidade do som é emulada e verificada no computador antes mesmo do início da prensagem para garantir a melhor qualidade possível. A definição da qualidade do som, aquele grave que faz vibrar o peito, aquele agudo cristalino e todas as frequências são respeitadas de uma forma gloriosamente analógica.
A Vinyl Xpress também utiliza o tradicional método Lacquer, se o cliente assim desejar. E ainda tem capacidade de produzir cópias em CD e fitas cassetes.
Sobre Clenio Lemos
Clenio Lemos sempre esteve ligado à música. Sua carreira começou no Brasil, na década de 1980, trabalhando em promoção e marketing para diversas gravadoras: Brasidisc, 3M, Eldorado, Polygram, EMI e Paradoxx. Em 1993, mudou-se para Londres onde trabalhou como DJ e abriu a única loja de vinis da Europa especializada em música brasileira. Entre seus muitos clientes estavam o guitarrista The Edge (U2), Jools Holland (BBC), Mikey Craig (Culture Club), entre muitos outros profissionais em busca da música brasileira.
Em 2009, Clenio tornou-se representante da maior fábrica de prensagem do mundo, localizada no Leste Europeu. Responsável pelo mercado sul-americano, Clenio instalou o seu escritório em São Paulo e fundou a Media4Music. Ele utilizou seu conhecimento e experiência na produção de vinil para divulgar as últimas tendências em tecnologia de vinil, apresentando aos clientes uma variedade de opções de produtos. Foram produzidos em média 500 títulos em um período de cinco anos.
Em 2015, Clenio voltou à Europa e trabalhou como account manager em uma empresa inglesa, também no ramo de prensagens de vinil, até o final de 2018. Em 2020, montou a Vinyl Xpress oferecendo serviços de prensagem de vinil usando sua experiência para os amantes da música de qualquer lugar do mundo.