A Orquestra Municipal Geração da Amadora (OMGA) celebra, no dia 28 de julho, às 19h, o seu 10º aniversário com um concerto comemorativo no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian. Sob direção musical de Sandra Martins, 50 jovens sobem a palco para celebrar a música e uma década de trabalho desenvolvido.
A OMGA demonstra os resultados da Orquestra Geração, um projeto que utiliza a música como elemento para a integração e sucesso pessoal e escolar de muitas crianças e jovens que, ao longo da escolaridade, vão mudando atitudes e descobrindo novos interesses. Alguns destes jovens descobrem a sua vocação no projeto, seguindo percursos académicos e profissionais no mundo da música.
“Neste concerto celebramos a música que nos tem unido, músicos e público, numa cumplicidade que esperamos manter e aprofundar nos anos vindouros. Iremos passar por obras que a orquestra tem no seu repertório desde sempre e obras que vai executar pela primeira vez, no âmbito da música de feição erudita, do séc. XVIII ao séc. XX, mas também de outros contextos musicais, que esperamos que sejam do agrado do público, em especial dos mais jovens” adianta a Drª Helena Lima, Vice-Presidente da Orquestra Geração.
Constituída no concelho da Amadora, a OMGA é composta pelos jovens dos núcleos das três escolas no concelho da Amadora que acolhem a Orquestra Geração, designadamente o Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Agrupamento de Escolas Almeida Garrett e Agrupamento de Escolas Pedro D’Orey, e conta com o financiamento do BNP Paribas.