Desde o início da pandemia e com a chegada do confinamento em 2020, verificou-se uma mudança nos hábitos de consumo, o que acelerou a posição dominante dos meios digitais tanto como fonte de entretenimento como para a realização de compras a partir do conforto do lar. Segundo o Digital Consumer Survey Portugal 2021 - Powered by Nielsen & Dynata, os portugueses passam 43% da semana ligados à Internet, o que significa que passam mais tempo conectados do que a dormir, constituindo uma média de 72 horas por semana de conexão à Internet. Deste tempo, dedicamos uma média de 13 horas semanais às redes sociais, sendo 23% do tempo total passado a ver conteúdo de influenciadores, sobretudo no Instagram.
A maioria dos portugueses utiliza a Internet diariamente e este hábito revela uma certa preferência por dispositivos diferentes para estabelecer essa ligação. Assim, 95% ligam-se à Internet a partir do Smartphone, 75% fazem-no através do seu computador.
O que fazemos nos nossos dispositivos?
Estamos sempre atentos aos nossos dispositivos e, embora por vezes o tipo de uso que lhes damos coincida, damos preferência a um ou a outro dependendo da atividade que realizamos. Assim, 79% dos portugueses optam pelo Smartphone para fazer videochamadas e 77% para verificar as suas redes sociais. Quando se trata de computadores, 77% utilizam-nos preferencialmente para verificar emails e 71% para procurar informação, apesar de o computador ser também bastante utilizado para trabalhar, para fazer compras e ler notícias. 44% dos portugueses utilizam a Smart TV, principalmente para ver filmes, e, relativamente aos altavoz inteligentes, sendo um dispositivo complementar, a sua utilização é menor e apenas 16% os utiliza para procura de informações.
Embora existam muitas e variadas atividades que fazemos nos nossos dispositivos, passamos em média 15 horas por semana a ver vídeos em plataformas de streaming, em comparação com as 13 horas semanais dedicadas às redes sociais e às14 horas por semana a ver televisão, o que significa que as plataformas estão em vantagem em termos de utilização maioritária da Internet. Para além destas atividades - que ocupam a maior parte da nossa semana - passamos tempo a realizar outro tipo de atividades online, tais como enviar mensagens, fazer chamadas de vídeo e compras online.
Efeito duplo ecrã
Na sequência da pandemia e do confinamento, vimo-nos obrigados a ficar em casa durante vários meses e aumentámos o número de horas que passamos a realizar as nossas principais atividades simultaneamente.
O Digital Consumer Survey Portugal 2021 - Powered by Nielsen & Dynata revela dados acerca da forma como utilizamos os nossos dispositios e salienta que 93% dos portugueses veem televisão e utilizam a Internet em simultâneo num segundo ecrã (no telemóvel ou tablet). O número daqueles que praticam o uso do ecrã duplo diariamente 47%. Assim, 80% utilizam o Smartphone como segundo ecrã, onde 70% o utilizam nessa altura para verificar as redes sociais, 49% para enviar mensagens e conversar online e 60% para ler emails. É precisamente esta situação que explica o facto de 82% das pessoas afirmarem ser um utilizador ativo das redes sociais atualmente. Quanto ao poder que as diferentes redes sociais têm para transmitir as mensagens e o conteúdo dos influenciadores, 29% encontram-nas no Instagram e 17% no Facebook.
De todas as plataformas, o Facebook é o que se destaca acima de todos os outros no nosso país, com uma média de 4,2 horas de utilização, sendo que no caso das mulheres entre 30 e 39 anos a média sobe para 4,6 horas por semana e no caso dos homens acima de 50 anos de idade, o uso médio de utilização sobe para 5,1 horas por semana. A segunda rede social mais utilizada em Portugal é o Instagram, com uma média global de utilização de 3,3 horas por semana, estando o terceiro lugar ocupado pelo Tik Tok, na qual a utilização média é de 2,3 horas por semana, sendo esta última utilizada pelos mais jovens, uma vez que se trata de uma rede social que ganhou recentemente popularidade.
O papel dos influenciadores
Das 13 horas, em média, que passamos em redes sociais, 3 delas são passadas na companhia de influenciadores, o que significa que 23% do tempo que passamos em redes sociais é dedicado a conhecer as suas opiniões. 30% das pessoas procuram recomendações úteis e estão principalmente interessados em descobrir diretamente as opiniões destas figuras acerca de benefícios e vantagens dos produtos, marcas, atividades e outros aspetos do dia a dia. 57% revelam que as opiniões dos influenciadores têm algum tipo de impacto nas suas percepções das marcas e produtos. Quanto ao poder que as diferentes redes sociais têm para transmitir as mensagens dos influenciadores, 29% encontram-nas no Instagram e 20% no Facebook.