quarta-feira, 10 de maio de 2023

13º Sumol Summer Fest



14 anos depois da primeira edição, o Sumol Summer Fest cresceu e tem uma nova localização. Ainda mais perto do mar, com um recinto maior e cheio de surpresas, o Parque de Campismo do Inatel, mesmo ao lado da Praia de São João, na Costa da Caparica, será o spot mais sumólico para dar início ao verão.  Na conferencia de imprensa de apresentação da edição deste ano que aconteceu ontem muito perto do recinto onde se irá realizar o festival estiveram presentes Luís Montez além de alguns músicos que irão estar presentes em palco e também representantes do poder local. O "Cultura e Não Só" deixa aqui um resumo do que pode esperar da edição 2023 deste festival que marca o início do verão.

A casa é nova, mas a energia mantém-se. Sem grandes complicações, sem grandes stresses. Com a melhor música, amigos e muita praia, aos quais se juntam o Surf, o Skate, a Arte e a Dança, a diversão está garantida numa localização privilegiada. Esta é a promessa da 13ª edição do Sumol Summer Fest, que acontece nos dias 30 de junho e 1 de julho, dando início ao verão em grande. 



O nome de mais um momento exclusivo e único, oferecido pelo Sumol Summer Fest, Guerrilla Girls, é uma homenagem a um colectivo norte-americano composto por artistas feministas formado nos anos 80 em Nova Iorque, que visava combater a desigualdade de género e racial no mundo da arte. Desde os primórdios do Hip Hop Tuga, no inicio dos anos 90, que as mulheres têm assumido um papel de destaque no rap. Um dos papéis do hip-hop é falar sobre as desigualdades, mas a verdade é que, ao longo da história, algumas vozes femininas não tiveram as oportunidades normalmente dadas a todos os rappers. Vamos, assim, celebrar o melhor do rap português feito no feminino num espetáculo único onde vamos reunir num só palco 7 artistas. São elas Blaya, Carla Prata, Cíntia, Eva Rap Diva, Muleca XIII, TVON e DJ Allexia. Cada uma das artistas vai ter oportunidade de demonstrar em palco a razão de serem consideradas vanguardistas e terem o seu nome inscrito na cultura hip-hop. Mais um concerto para gravar na história do Sumol Summer Fest, no dia 1 de julho, no Palco Sumol. Este Guellilla Girls tem a curadoria de Sensi, músico e produtor ligado ao movimento hip hop nacional.



Desde a primeira edição que o Sumol Summer Fest se afirmou como o pontapé de saída para o verão de milhares de festivaleiros. E esta celebração anual da chegada do verão faz-se desde 2009 com Música, mas também com o mar sempre ao lado e a cultura urbana sempre presente. Foi assim que, ao longo dos seus já 14 anos de vida, o Surf, o Skate, a Arte e a Dança, se foram juntando à Música para oferecer uma experiência de Festival única. A localização que agora o recebe é nova, mas os ingredientes mantêm-se. Assim, na 13ª edição do Sumol Summer Fest estes 4 eixos ganham uma nova evidência, com uma programação diária que não vai deixar ninguém parado, assegurada pelos parceiros do Festival e em ligação com a comunidade local. 

Arte by Sumol

O Sumol Summer Fest mudou de espaço ocupará agora o parque de campismo da Costa da Caparica, permanecendo no local algumas das suas infraestruturas que serão usadas no Festival. Na sua vertente de apoio à arte urbana, a Sumol vai requalificar e dar uma nova cara a uma destas infraestruturas - o edifício de apoio a casas de banho e balneários - aproveitando o momento para dinamizar o evento, dando palco aos novos talentos da comunidade local e seguidores da marca. 

Através de uma ação promovida nas escolas secundárias locais e no instagram Sumol e Sumol Summer Fest, a marca vai lançar um desafio a artistas emergentes: decorar as paredes deste edifício com a mentoria de quem já as conhece bem - Gonçalo MAR, autor da peça que atualmente ocupa o edifício a redecorar, e Pitanga, artista local, oriunda de Almada. 

“Ganda Lata” é o mote que dá nome ao desafio, no qual 6 artistas emergentes serão selecionados para partilharem com esta dupla as paredes do Festival, e ainda ganharem bilhetes para o mesmo.  

Nas escolas locais, os alunos vão ser desafiados a mostrar as suas skills de desenho num poster com um mock-up do edifício do Festival.  

No instagram da Sumol e do Sumol Summer Fest, os seguidores da marca serão incentivados a completar este desafio digitalmente, utilizando a mesma imagem a ser partilhada numa landing page.  

Os finalistas serão selecionados pela dupla de artistas Gonçalo MAR e Pitanga, da qual sairão os 6 vencedores. A decoração do edifício estará pronta até à data de início do Festival, a 30 de junho. 

Surf by Asus

Durante o Sumol Summer Fest, a ASUS Portugal vai estar a promover os seus portáteis Vivobook com ecrã OLED, ligando o conceito “Power to Wow the World”, não só à Música, mas também ao universo do Surf, através do patrocínio deste eixo do Festival que agora ganha novo relevo. Com a iniciativa Surf powered by ASUS, a ASUS irá proporcionar aulas de surf para 20 pessoas em cada um dos dias do Sumol Summer Fest, em parceria com a Associação de Surf da Costa da Caparica, para que a manhã comece logo com energia e boa disposição. As aulas serão oferecidas através de um passatempo que decorrerá no Instagram da @asuspt e do @sumolsummerfest, para todos os que já tenham bilhete para o Festival.  

A expectativa para esta ação é criar uma conexão especial entre a ASUS e este público jovem, que gosta de desporto e se importa com o seu bem-estar e outras causas importantes, como saúde mental e sustentabilidade, e as defende com convicção.  

Skate by Moche

O MOCHE volta a marcar presença no Festival que marca o início do verão. Com a curadoria dos skaters e parceiros do MOCHE - os gémeos Bernard e Laurence Aragão, juntamente com a escola de skate, MOCHE SKATE ACADEMY -, o MOCHE irá fazer a festa do skate na Costa da Caparica. É assim que se vai poder viver alguns momentos únicos neste espaço, dos quais se destacam:  
 
  • A MOCHE Skate Jam, em que os festivaleiros vão poder assistir aos melhores skaters nacionais a partir a loiça num formato Jam, inspirada pelos primeiros campeonatos de street skate dos anos 80. Com este formato pretende-se trazer o melhor do skate: diversão, liberdade e expressão artística.
  • O Pop Car Assault, um carro que irá ser skatado de todas as formas possíveis e imaginárias pelos skaters convidados.
  • Skate é muito mais do que só andar de skate... e no espaço MOCHE não vai ser exceção, a música e a arte também vêm de mãos dadas com o skate fazer a festa no espaço Moche. O coletivo Vês Três irá colorir e pintar o carro a rigor para o Pop Car Assault, e a artista Ana Malta aka “Num Pára”, também parte do coletivo, vai fazer um live painting do obstáculo/logo Moche no decorrer da noite de sábado.
A par de todas estas iniciativas haverá também aulas de skate gratuitas para todos os festivaleiros, bem como campanhas especiais na coleção de roupa MOCHE, na caravana “OFFICINA MOCHE”.”

Dança by Jazzy Dance Studios

Foi em 2022 que a Dança ganhou o seu espaço próprio no Sumol Summer Fest, pela mão da Jazzy Dance Studios. Na 13ª edição, a Jazzy vai oferecer momentos de dança em que o protagonista é o público. Desta forma, 3 professores de dança vão promover segmentos de muito ritmo, que vão passar pelo Afro, Funk, Hip Hop, Dancehall, House e Pop Music. Com estes ritmos contagiantes, coreografias simples e divertidas, a promessa é de que ninguém vai conseguir ficar parado.  

  • Tik Tok Battles - as trends começam aqui. O Tik Tok é atualmente a rede que mais cresce no mundo, e é também conhecida como a plataforma que mais coreografias lança para o mercado. Atualmente, muitas pessoas dão os primeiros passos com as coreografias que aprendem no Tik Tok e ganham coragem para se mostrar ao dançar as mesmas. As battles de Tik Tok online já estão a viralizar, mas chegou a hora de levar esta tendência para o palco no Sumol Summer Fest. 16 bailarinos vão discutir o lugar do rei do Tik Tok, e será o público a decidir o vencedor.
  • Tik Tok Show - uma viagem dos maiores êxitos do Tik Tok desde a sua origem, com as coreografias mais famosas por alguns dos melhores bailarinos nacionais, que promete agarrar todos do início ao fim.
  • U.N.I.T.Y. by Jazzy Dance Crew - um espetáculo que aborda os conflitos diários que afligem a sociedade. O Humano é um ser, por natureza, social. Contudo, a falta de comunicação, a queda de valores, e a luta entre egos leva a que a sua relação com o próximo se torne difícil. É neste contexto que nasce o U.N.I.T.Y, como um foco nas lições educacionais que a Jazzy Dance Crew procura difundir através da dança. O que impede a união? O que é preciso para a conquistar? Esta peça será uma exploração deste tema de forma íntima e explosiva.
  • Afro Dance Battle - uma competição em que o ritmo dominante passa pelo afrobeat, afro house, kuduro e outros estilos vindos diretamente de África. O mote é freestyle, vibração e muito boa vibe. 16 concorrentes vão dançar ao ritmo a que o DJ lançar os beats, e terão de impressionar o público com movimentos impactantes! Cada concorrente terá sempre 2 rondas para mostrar o seu talento e será o público quem irá decidir o vencedor, com a votação no momento!

Sustentabilidade

Numa localização previligiada, o Sumol Summer Fest não esquece a sustentabilidade. Para além de todos os cuidados que são sua responsabilidade, como o correto encaminhamento dos resíduos e também a sua redução, o Festival estabelece parcerias que vão também contribuir para esta causa, que é de todos. 
 
A Refood Almada tem como missão resgatar alimentos junto de parceiros locais, alimentando assim as pessoas mais carenciadas do concelho. É um movimento 100% voluntário que procura envolver a comunidade local e criar uma sociedade mais sustentável, justa e solidária. Só em 2022 resgatou mais de 170 toneladas de bens alimentares, apoiou 350 beneficiários e contou com a ajuda com mais de 330 voluntários.   
A Refood Almada celebra este ano 10 anos de serviço à comunidade e vai trabalhar em parceria com esta instituição sem fins lucrativos, ajudando-os no seu compromisso em ajudar as pessoas mais necessitadas e na sua luta contra o desperdício alimentar. 
 
A Pacha é uma marca de vestuário outdoor com a missão de reaproveitar os resíduos da indústria do campismo e reduzir o seu impacto ecológico. Depois de testemunhar a quantidade impressionante de equipamentos deixados em acampamentos ao redor do mundo, desde os picos mais altos do planeta até festivais de música, era claro que algo tinha de mudar, então decidiu mudar. Todos os seus produtos são fabricados a partir de equipamentos de campismo usados ​​e descartados, de tendas rasgadas a sacos de dormir perdidos. O fim de uma coisa é apenas o começo de outra. “Não queremos novos recursos, queremos novas aventuras.” – é com este mote que a Pacha irá recolher tudo o que os campistas quiserem deixar. 

Transportes

Um dos atributos da nova casa do Sumol Summer Fest é a melhor acessibilidade. Para além de todas as opções dos transportes públicos regulares, como barco, comboio e autocarro, estão a ser preparados reforços em parceria com a Câmara Municipal de Almada e a Carris Metropolitana, que serão anunciados muito em breve.