segunda-feira, 29 de maio de 2023

Reportagem - Irish Celtic – Spirit of Ireland



No passado fim de semana quem se dirigiu até ao Teatro Tivoli BBVA, fez uma incursão pela cultura celta. 

Pela mão de Paddy Fyln, proprietário do Irish Celtic – Pub irlandês que está na família há várias gerações -, e é o narrador deste espetáculo. Entre o humor irlandês, música folclórica e danças tradicionais, descreve a Diarmuid, filho e herdeiro do espaço, a história do pub mais antigo da Irlanda, assim como as lendas e objetos que são testemunho da história da Ilha Esmeralda, do tempo dos druidas à migração do século XIX. Todos esses elementos compõem a decoração daquele local tipicamente irlandês, assegurando que a cultura antiga sobrevive à passagem do tempo.

Entre copos de cerveja e whisky e ao som de violinos, gaitas-de-fole, acordeões e das tradicionais flautas celtas (Tin Whistle), Paddy conta-lhe os segredos do povo Celta da Irlanda, através de vários episódios da historia, desde as invasões a que foram sujeitos até à morte de muitos irlandeses no desastre do Titanic em 1912.

De referir que Paddy Fyln falou quase sempre em "português" com o público presente na sala o que tornou a nosso ver a interação ainda melhor e é de realçar o esforço do dono deste pub irlandês em dominar a nossa língua para contar a história do seu povo e a sua.

Com coreografia de Denise Flynn e Jim Murrihy, ex-bailarinos de Lord of the Dance, Irish Celtic recria episódios desta cultura antiga.

Texto: Paula Marques
Fotografia: António Murteira da Silva