quarta-feira, 17 de maio de 2023

27º Super Bock Super Rock



O Super Bock Super Rock está de regresso ao Meco a 13, 14 e 15 de julho para uma edição que se espera memorável. A música mais autêntica do momento alia-se áquele que é também o ambiente mais autêntico, com praia, campismo e um espaço privilegiado para desfrutar da melhor música ao vivo. Nos dias 13, 14 e 15 de julho a melhor música passa pelo Meco e o cartaz para estes 3 dias, que já era de luxo, fica agora completo com mais três nomes imperdíveis: Kaytranada, Parov Stelar e KALEO atuam no dia 15 de julho, no Palco Super Bock. 



Louis Kevin Celestin nasceu no Haiti e foi criado em Montreal, no Canadá. Hoje é um dos principais talentos do hip-hop mundial. É verdade que o nome Kaytranada explodiu para todo o mundo em menos de dois anos, com produções irresistíveis e espetáculos memoráveis, mas este sucesso não é fruto do acaso e não foi construído de um dia para o outro. Kaytranada respira hip-hop desde criança, enamorado pela cultura R&B e empenhado em acrescentar o seu nome a uma história cheia de ídolos. Quando o irmão lhe deu a conhecer um software para produzir beats, a sua vida mudava ali, com apenas catorze anos – e todos os sonhos estavam diante daqueles botões. Rapidamente começou como DJ e nunca mais parou de trabalhar. Essa impressionante ética de trabalho garantiu-lhe um beat novo todos os dias e uma série de EPs logo a seguir. O seu som começou a ganhar notoriedade, graças a um talento demasiado evidente e a remixes de clássicos como Missy Elliot, Janet Jackson, TLC, Danny Brown, entre outros – e chegou a abrir concertos para Madonna. Batidas influenciadas por nomes como Dilla, um toque de soul e uma linha de baixo bem identificativa são elementos que explicam o estrondoso sucesso de Kaytranada. Os singles “Free Things In Life” e “At All” conquistaram as pistas de dança em todo o mundo e foram responsáveis por dar um impulso à carreira de Kaytranada. O disco de estreia, “99.9%”, foi editado em 2016 e contou com as colaborações de nomes como Anderson.Paak, Vic Mensa, Little Dragon, Syd, Craig David, AlunaGeorge e BadBadNotGood. O público ovacionou e a crítica ficou rendida à personalidade artística de Kaytranada, capaz de brincar com diferentes géneros musicais e fazer com que o velho casamento entre o hip-hop e a música de dança pareça mais atual do que nunca. "Bubba", o segundo disco editado em 2019, é mais um caldeirão de hip-hop, eletrónica, house, soul, funk, R&B, onde tudo parece fazer sentido. Kaytranada não pára e em 2021 editou mais um EP: “Intimidated". Vencedor de dois Grammys em 2021, regressa a Portugal em julho deste ano. O músico atua no dia 15 de julho, no Palco Super Bock do Super Bock Super Rock. 



Marcus Fuereder, mais conhecido como Parov Stelar, é provavelmente o artista austríaco com maior sucesso internacional. Conhecido por ser o fundador do chamado "electro-swing", Parov e a sua banda conquistaram o mundo, aparecendo um pouco por todo o lado: programas de televisão, bandas sonoras de filmes, publicidade, etc. O EP "Kisskiss" e o lançamento seguinte, "Rough Cuts", em 2004, colocaram a banda no cenário internacional da música eletrónica. Conhecido pelo seu som único, pela sua forma singular de produção musical e pela combinação heterodoxa de géneros musicais, Parov Stelar depressa se tornou um símbolo dessa eletrónica que conquista o público sem deixar de arriscar e de fazer frente aos clichés do género. Discos como "Seven and Storm" (2005), "Shine" (2007), "Coco" (2009), "The Princess" (2012), "The Art of Sampling (2013)", "The Demon Diaries" (2015) ou "The Burning Spider" (2017) consolidaram a fama internacional de um artista que já atuou um pouco por toda a parte, deixando em alguns dos maiores palcos do mundo a marca do seu carisma e da sua irreverência. Em 2022 editou mais um disco: "Moonlight Love Affair". Temas como “AKH Odessa,” “Toxic Lover,” “FIRE,” e “Candy Girl" provam que a energia de Parov se mantém a mesma. E essa energia vai ser sentida pelo público do Super Bock Super Rock, dia 15 de julho, no Palco Super Bock. 



KALEO é um autêntico fenómeno de popularidade à escala global. Incontáveis espetáculos esgotados, mais de 4 bilhões de streams globais, presenças em festivais como Coachella, Lollapalooza ou Bonnaroo e a nomeação para um Grammy fazem de Kaleo um caso de incontornável sucesso, uma prova viva de que o rock feito hoje continua a conquistar público em todo o mundo. Conhecida pelas suas performances eletrizantes, a banda islandesa tanto se sente à vontade ao vivo como no trabalho em estúdio. Estrearam-se em disco com um registo homónimo, editado em 2013, mas foi em 2016 que verdadeiramente se deram a conhecer ao mundo, com o lançamento do segundo disco. "A/B" foi um fenómeno de popularidade, também impulsionado pelo single “Way Down We Go”, um sucesso estrondoso. Influenciado por nomes como Jimi Hendrix, Carlos Santana ou Jim Morrison, o rock dos KALEO vem carregado de blues e não foge a momentos mais folk. Após todo o sucesso conquistado junto do público e da crítica, a banda começou a preparar o sucessor de “A/B”. Depois do lançamento dos singles "I Want More" e "Break My Baby", o novo disco, "Surface Sounds", chegou em 2021, confirmando as melhores expectativas em torno da banda comandada por JJ Julius Son, com a mesma fórmula de sucesso, a mesma dose de energia. E essa dose, bem alta, pode ser experimentada ao vivo no dia 15 de julho, no Palco Super Bock do Super Bock Super Rock.