quinta-feira, 11 de maio de 2023

Será que temos apenas cinco sentidos?



«Os sentidos são, em suma, o que faz com que a vida valha a pena ser vivida. Os nossos recetores sensoriais colhem uma multiplicidade de texturas, ondas de pressão, padrões de luz e concentrações de moléculas para fornecer uma miríade de impulsos de informação elétrica, qual exército de estenógrafos hiperativos, ao cérebro, que descodifica, organiza e, em última análise, constrói significado. Esta extração de significado da confusão e do caos da física é o que nos torna quem somos.»

A Bertrand Editora publica Sensações, de Ashley Ward, que apresenta um novo olhar sobre os sentidos. O biólogo guia-nos nesta viagem surpreendente sobre a forma como os sentidos funcionam, não olhando apenas para os cinco sentidos clássicos. Na sua nova obra, Ward explica como o cérebro molda a nossa perceção do mundo e nos apresenta mais de cinquenta formas de interagir com ele.

Por que motivo as pessoas se beijam? De que forma a música pode ser uma moeda emocional? Que sensações se unem num passeio por um jardim numa manhã de primavera? Por que temos visão a cores? Por que razão as mulheres têm um olfato mais apurado que os homens? Será possível que o iPhone tenha mudado a forma como nos tocamos?

Sensações é um olhar surpreendente sobre o modo como os nossos cérebros moldam a forma com interpretamos o mundo em nosso redor.

Partindo das mais recentes investigações científicas nas áreas da perceção e dos sentidos, com um toque de humor, Ashley Ward mostra-nos até que ponto a nossa realidade sensorial é pouco mais do que uma ilusão fantástica construída pelos nossos cérebros.

Sinopse

Os nossos sentidos são o elemento central que nos ajuda a «navegarmos» pelo mundo. Segundo Sensações, a redução da nossa paleta de sentidos, altamente potente e deliciosamente variada, a um pequeno leque de apenas cinco faz pouca justiça à experiência sensorial. De facto, poderíamos contar até cinquenta e três - e eles poderiam explicar mistérios como o porquê de nos beijarmos, de que forma a música pode ser uma moeda emocional, e como uma dieta rica em laticínios trouxe uma grande tensão aos primeiros tempos das relações euro-japonesas. 

Partindo das mais recentes investigações científicas nas áreas da perceção e dos sentidos, com um toque de humor, Ashley Ward mostra-nos até que ponto a nossa realidade sensorial é pouco mais do que uma ilusão fantástica construída pelos nossos cérebros. 

O autor leva-nos numa expedição sensorial para responder a todas aquelas perguntas e muitas mais. Por que razão as mulheres têm um olfato mais apurado do que os homens? Por que motivo temos visão a cores? Será possível que o iPhone tenha mudado a forma como nos tocamos? O Danúbio parece mesmo azul quando se está apaixonado? Desde o poder de um abraço afetuoso até ao que os movimentos intestinais dos cães nos podem dizer sobre os campos magnéticos, Sensações é um olhar surpreendente sobre o modo como os nossos cérebros moldam a forma como interpretamos o mundo em nosso redor.

Sobre o Autor

Ashley Ward é biólogo, professor e diretor do Laboratório de Comportamento Animal da Universidade de Sydney, onde pesquisa comportamentos sociais, aprendizagem e comunicação em animais. Publicou mais de 100 artigos em revistas de topo, incluindo PNAS, Biological Reviews e Current Biology. É autor de The Social Lives of Animals. Vive em Sydney, Austrália.