quinta-feira, 25 de maio de 2023

Estreias de cinema de 25 de Maio de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Cavaleiros do Zodíaco

Adaptação em “live-action” da BD homónima escrita e desenhada pelo “mangaká” Masami Kurumada, um filme de aventura que conta a história de Seiya, um adolescente que anda em busca de pistas que o levem à irmã, desaparecida há anos. Durante um combate de rua, onde participava em troca de dinheiro, Seiya revela poderes extraordinários que desconhecia possuir, chamando a atenção de Kido (Sean Bean), que o aborda e toma como aprendiz. Em troca, encarrega-o de proteger Sienna, a sua filha, que é a encarnação da deusa Atena. Treinado com outros guerreiros que, como ele, também possuem poderes mágicos, Seiya assume o seu destino entre os heroicos Cavaleiros do Zodíaco. 
A realização é da responsabilidade de Tomek Bagiński, que segue um argumento de Josh Campbell, Matt Stuecken e Kiel Murray. Os actores Mackenyu, Famke Janssen, Madison Iseman, Diego Tinoco, Mark Dacascos, Nick Stahl e Sean Bean dão vida às personagens.



Os Filhos dos Outros

Rachel tem 40 anos, é professora e adora a vida que tem. Um dia apaixona-se por Ali, recentemente divorciado e pai de uma menina de quatro anos. A relação acrescenta-lhe um novo nível de felicidade e não tarda muito até criar laços fortíssimos não apenas com ele mas também com a sua filha. Mas quando, por diversas ocasiões e motivos, se vê posta de parte, Rachel dá-se conta de que chegou o momento de resolver se quer tornar-se mãe dos seus próprios filhos ou abdicar definitivamente da maternidade e dedicar-se aos dos outros.
Estreado no Festival de Cinema de Veneza e realizado e escrito por Rebecca Zlotowski, uma comédia dramática que conta com Virginie Efira, Roschdy Zem, Chiara Mastroianni e Callie Ferreira-Goncalves. 



A Pequena Sereia

A sereia Ariel (Halle Bailey), filha mais nova de Tritão (Javier Bardem), o poderoso rei da Atlântida, aborrece-se com a vida no mar e vive fascinada pelo mundo à superfície. Por causa disso, sempre que tem oportunidade, sobe à tona de água para espreitar o céu e tudo o que por ali acontece. Numa certa noite de tempestade, assiste à destruição do navio onde se encontrava o príncipe Eric (Jonah Hauer-King), legítimo herdeiro do trono dos humanos. Ao vê-lo quase morrer afogado, salva-o. Rendida aos seus encantos e determinada a reencontrá-lo, Ariel dirige-se à mais profunda e perigosa zona do mar em busca de Ursula (Melissa McCarthy), uma bruxa famosa pelas suas poções mágicas. As duas fazem um pacto: em troca da sua voz cristalina, Ariel será transformada numa pessoa de carne e osso durante três dias. Mas a bruxa tem planos maléficos para a pequena sereia e para o rei seu pai.
Realizado por Rob Marshall (“Nove”, "Chicago", "Caminhos da Floresta" ou “O Regresso de Mary Poppins”), um “remake” em acção real do filme homónimo realizado, em 1989, por John Musker e Ron Clements que, por sua vez, se inspira no famoso conto de Hans Christian Andersen (1805-1875).