terça-feira, 16 de maio de 2023

Circuncisões, coroações e outras tradições: o que sabemos, afinal, sobre o ritual, esse grande mistério do comportamento humano?



Como explicar as circuncisões? E o caminhar sobre brasas? Ou o beijar os dados antes de os lançar? Qual a razão para tantas estranhas tradições persistirem na era da ciência e da tecnologia? E o que impele os seres humanos a empregarem uma tão grande parte do seu tempo – que poderiam usar para ganhar dinheiro, socializar, ou estar com a família – nestes fenómenos?

Praticados por todos e cada um de nós, e fundamentais para todas as nossas instituições sociais, os rituais constituíram, durante anos, um dos grandes mistérios do comportamento humano. Mas agora, e pela primeira vez, uma ciência do ritual interdisciplinar permite que percebamos que estas práticas, aparentemente bizarras ou fúteis, estão muitíssimo imbuídas de sentido e importância – como tão bem nos demonstra o antropólogo e cientista cognitivo Dimitris Xygalatas em Ritual, magnífica investigação que a Temas e Debates faz chegar hoje às livrarias.

O ritual está profundamente enraizado na nossa história evolutiva. De facto, é tão antigo como a nossa própria espécie.

Do bater na madeira até ao sussurro de orações, das celebrações do Ano Novo até às tomadas de posse presidenciais, o ritual permeia todos os aspetos importantes das nossas vidas privadas e públicas. E, quer seja praticado num contexto religioso ou secular, é uma das mais especiais de todas as atividades humanas.

Durante duas décadas, o professor de Antropologia e Ciências Psicológicas na Universidade de Connecticut Dimitris Xygalatas visitou comunidades nos quatro cantos do planeta, realizou centenas de entrevistas e assistiu a alguns dos mais macabros ritos de passagem para investigar uma das práticas mais antigas e enigmáticas da cultura humana. Neste livro brilhante, conduz-nos através de um conjunto de vastíssimas descobertas científicas, que revelam os funcionamentos internos dos rituais e as importantes funções que desempenham para os indivíduos e as suas comunidades.

Sinopse

Um antropólogo audacioso conduz-nos numa viagem pelo mosaico complexo dos rituais humanos, mostrando que alguns dos nossos comportamentos mais irracionais são um fator crucial para o nosso bem-estar. 

Há cerimónias aparentemente inúteis em todas as sociedades conhecidas, do apertar de mãos aos feitiços, das praxes aos desfiles. Antes mesmo de terem aprendido a cultivar o solo, os seres humanos reuniam-se em templos de pedra gigantescos para realizar elaborados ritos e cerimónias. Apesar disso, e embora os rituais existam em todas as culturas e tenham persistido, quase inalterados, durante séculos, a sua lógica permaneceu um mistério – até agora. 

Em Ritual, Dimitris Xygalatas leva a investigação antropológica mais longe e acompanha-nos numa digressão por um domínio pouco conhecido do comportamento humano. Em festas de aniversário e coroações reais, na oração silenciosa, em caminhadas sobre brasas e em aterrorizadores ritos de passagem, em toda a variedade desconcertante da vida humana, Ritual revela os mecanismos profundos e subtis que unem a humanidade. 

Sobre o Autor

Antropólogo e cientista cognitivo, Dimitris Xygalatas é professor de Antropologia e Ciências Psicológicas na Universidade de Connecticut, onde dirige o Experimental Anthropology Lab. Da sua experiência académica anterior destacam-se funções letivas nas universidades de Princeton, Aarhus e Masaryk (Chéquia), onde dirigiu o Laboratório para a Investigação Experimental da Religião (LEVYNA). Passou vários anos a estudar os rituais em diversas regiões do mundo, sobretudo no sul da Europa e na Maurícia. A sua investigação combina métodos experimentais com observações etnográficas para um estudo holístico da cultura humana. Publicou mais de uma centena de artigos e foi entrevistado por The New York Times, The Guardian, The Washington Post, The New Yorker, PBS, History Channel, National Geographic, entre outros.