quinta-feira, 18 de maio de 2023

Estreias de cinema de 18 de Maio de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Velocidade Furiosa X

Depois de anos a viver no limite e a percorrer em alta velocidade as mais desafiantes estradas do mundo, Dominic Toretto optou por uma vida tranquila ao lado de Letty, com quem se casou e com quem teve um filho. Mas essa felicidade é ameaçada por Dante, o vingativo filho do narcotraficante Reyes (vilão no filme “Velocidade Furiosa 5”, interpretado pelo português Joaquim de Almeida), que outrora Dom e o seu grupo de amigos se viram forçados a eliminar. Obcecado, Dante tem um único objectivo em mente: destruir tudo o que o nosso herói construiu, começando pela sua família e amigos mais próximos.

Parcialmente filmado em Portugal em Julho de 2022, este é o décimo filme da famosa saga dedicada aos adeptos do "tuning" e do "drift racing", iniciada por Rob Cohen, em 2001. Desta vez a realização ficou a cargo de Louis Leterrier ("Correio de Risco", "O Incrível Hulk", "Confronto de Titãs", “Mestres da Ilusão”), que segue um argumento de Dan Mazeau, Justin Lin e Gary Scott Thompson. Para além de Vin Diesel no papel de Dominic e de Michelle Rodriguez como Letty, o elenco a contar ainda com Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris, Jason Statham, John Cena, Rita Moreno, Helen Mirren, Jason Momoa e a portuguesa Daniela Melchior.



Chile, 1976

O ano é 1976. O Chile vive sob a ditadura do general Augusto Pinochet (1915-2006), que se prolongaria no país até 1990. Enquanto o marido, filhos e netos vão chegando e partindo, Carmen (Aline Küppenheim) passa o Inverno na casa de praia da família, de modo a supervisionar algumas obras de remodelação. A sua vida, até aí tranquila, é virada do avesso quando acede ao pedido do padre da vila (Hugo Medina) para acolher em sua casa um jovem rebelde (Nicolás Sepúlveda), que se encontra ferido e que é procurado pelas autoridades. 

Estreia em realização da argentina Manuela Martelli, que escreve o argumento com Alejandra Moffat, este filme teve a sua estreia na secção Directors’ Fortnight do Festival de Cinema de Cannes.  



A Sindicalista

Um filme biográfico sobre uma situação vivida pela inglesa Maureen Kearney. Representante sindical de uma multinacional especializada em energia nuclear, em 2012 decidiu denunciar um segredo que abalou o Governo e a indústria nuclear francesa, de modo a defender 50 mil postos de trabalho. Após as suas revelações, Maureen foi ameaçada diversas vezes até ter sido agredida e violada na própria casa. Depois de fazer queixa na polícia, é dado início a uma investigação que, após uma reviravolta inesperada, faz com que ela deixe de ser vista como vítima para ser considerada suspeita.
Com realização de Jean-Paul Salomé (“Arsène Lupin - O Ladrão Sedutor”, “Agente Haxe”), segundo um argumento seu e de Fadette Drouard, este drama estreou-se no Festival de Cinema de Veneza e adapta a obra homónima escrita pela jornalista de investigação de Caroline Michel-Aguirre.