quinta-feira, 25 de maio de 2023

Beja volta a receber a Beja Romana



Começa amanhã a programação da Beja Romana. Até domingo, Beja traja-se a rigor para reviver o período romano.

Promover a relação da comunidade com o seu passado como forma de estimular o sentimento de pertença, fomentando o conhecimento da história e do património de Beja no período romano.

O Festival Beja Romana desenvolve-se em 5 eixos principais: educação para o património; promoção de atividades produtivas contemporâneas inspiradas no passado romano; promoção do conhecimento científico; desenvolvimento de um programa de animação inspirado no passado histórico de Pax Julia e valorização da oferta gastronómica de base mediterrânica

O evento Beja Romana tem como objetivo celebrar os primeiros tempos daquela que foi a importante cidade romana de Pax Julia.

Pax Julia era a capital de um dos três conventus iuridicus (circunscrições territoriais jurídico-administrativas em que se subdividiam as províncias) que existiam no atual território português, a única a sul do Tejo. Era a cidade com o estatuto administrativo e jurídico mais importante na região. Os vestígios arqueológicos encontrados por toda a cidade, particularmente abundantes no que se refere à cidade romana, confirmam a grandeza e imponência que Pax Julia deve ter possuído, consonante com o estatuto que tinha.

O Festival Beja Romana pretende celebrar o passado romano reavivando a memória e o universo romano dos ilustres pacenses.