Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Assassin's Creed
Desde 2007, ano em que saiu no mercado, que a saga de videojogos "Assassin's Creed" é um fenómeno de vendas e popularidade. A série centra-se na batalha entre duas ordens, os Assassinos e os Templários, cujos objectivos são a paz. Mas as maneiras de a atingir são diferentes: os primeiros acreditam no livre-arbítrio; os segundos, no controlo. Passados dois anos do início do "franchise", começaram a sair romances baseados nesse universo, e agora chega um filme. O protagonista é Callum Lynch (Michael Fassbender), um criminoso que é salvo da pena de morte e obrigado por uma grande corporação a reviver as memórias de um seu antepassado do final do século XV, em Espanha, durante a Inquisição. O actor é mais uma adição ao (não muito bem-sucedido do ponto de vista artístico) género das adaptações de jogos de vídeo, aqui realizada pelo australiano Justin Kurzel, que tinha dirigido Fassbender em 2015 numa adaptação de "Macbeth", de Shakespeare.O filme conta também com as prestações de Marion Cotillard, Jeremy Irons, Brendan Gleeson e Charlotte Rampling.
Zeus
Paulo Filipe Monteiro pegou na história verdadeira de Manuel Teixeira Gomes, o sétimo presidente da República Portuguesa, um escritor que chegou a publicar literatura erótica. Aos 65 anos e ao final de apenas 26 meses no cargo, durante uma época conturbada e de plena ascensão do fascismo, decidiu abandonar o país num cargueiro chamado "Zeus" e viver exilado no Norte de África, onde viria a morrer 15 anos depois. Sinde Filipe faz o papel do político. Ivo Canelas, Catarina Luís e Paulo Pires são outros dos actores do filme.
Sala Oculta
Para tentar lidar com a morte da filha, um casal, Dana (Kate Beckinsale) e David (Mel Raido) mudam-se com o filho de cinco anos para uma casa de campo bastante degradada. Ao descobrir a chave para um quarto do sótão até então fechado, Dana liberta um sem-fim de horrores que ligam o passado da casa ao passado dela própria, e descobre um sítio onde antes se guardavam as crianças com deformidades.
Um filme de terror de D.J. Caruso ("Paranóia"), com guião escrito por Wentworth Miller, o actor que protagonizou a série "Prison Break".