quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Famílias portuguesas voltam aos ecrãs com a Nacional

As Bolachas da Nacional

Quem não se recorda do anúncio das bolachas Nacional de 1988 em que um senhor caiu no colo de uma menina? Esta menina era a Maria João que, agora recorda com carinho o dia da gravação do anúncio. Na altura, as pessoas reconheciam-na na rua e elogiavam, ao ponto de não conseguir namorar “às escondidas” com o seu atual marido. Em 2017 a Maria João conta-nos como a Nacional mudou a sua vida.
Mas as bolachas da Nacional não marcaram apenas a vida de Maria João.  Desde o nascimento do seu primeiro filho, a família Fialho traz na “manga” o truque das bolachas Maria. Duarte era um bebé agitado até os pais descobrirem que as bolachas Maria da Nacional o sossegavam. Desde essa altura passaram a acompanhá-lo para todo o lado. Hoje, para além do Duarte, a família Fialho conta com mais três filhos apaixonados pelas bolachas da Nacional.



As Massas Nacional

Ana, uma estilista que adora cor, vive com o seu filho Guilherme e formam “uma dupla imbatível”. A boa disposição e as cores estão presentes nas suas vidas. A Ana e o Guilherme adoram criar e a Nacional faz parte do dia-a-dia desta família que se junta para reinventar os pratos mais coloridos e criativos com as cores das massas Nacional.
Se para a Ana e para o Guilherme os momentos na cozinha são mais um motivo para estarem juntos, para o João e para a Ana Rita a cozinha foram o motivo que os juntou. Foi graças à típica massa Nacional com atum que o João preparava nos tempos de faculdade que o casal se reencontrou passados 10 anos. Apesar de terem escolhido caminhos diferentes, João manteve um “fraquinho” pela Ana Rita que, na verdade, nunca esqueceu o gosto especial daquela refeição, até ao dia em que João lhe enviou uma mensagem a perguntar se ela ainda se lembrava da sua massa com atum. Este foi o mote perfeito para se reencontrarem, casarem, terem uma filha e serem eternos apaixonados pelo prato que os uniu: a massa com atum da Nacional.



Os Cereais de Pequeno Almoço

Para a família Silva, composta por um casal com três filhos, começar o dia com uma taça de cereais é uma tradição da qual não abdicam. Ao pequeno-almoço, os momentos de silêncio são praticamente raros já que cada um quer comer cereais diferentes. Quando eram pequenos, o Jonas e o Daniel iam com a mãe ao supermercado e escolhiam os cereais que queriam comer ao pequeno-almoço. No entanto, no momento da refeição, queriam sempre os cereais do irmão. Um dia, a mãe lembrou-se que a melhor forma para resolver este dilema seria misturar os vários tipos de cereais nas taças dos filhos e, assim, ambos ficariam felizes. Desde esse momento que Jonas e Daniel criam o seu próprio “mix” de cereais Nacional e até já o pai lhes segue os passos. 



“No final de 2016 a Nacional apresentou-se renovada, reafirmando o seu estatuto de marca única, especialmente na sua diversidade, sabedoria e portugalidade. Uma nova imagem, um logótipo renovado, um posicionamento ajustado, novas embalagens, um estilo de comunicação arrojado e uma grande ambição, refletem a vontade da marca continuar a evoluir e a crescer, acompanhando as tendências, respondendo às exigências do mercado e aproximando-se cada vez mais dos seus consumidores”, refere Graça Amorim, Administradiora da Cerealis com os pelouros de I&D, Marketing e Exportação.

A campanha de relançamento da Nacional teve início em Julho do ano passado, com o convite que a marca fez aos portugueses a partilharem as suas histórias genuínas com a Nacional. Depois de um processo de seleção, a Nacional produziu seis filmes com histórias reais,  apresentando numa primeira fase o anúncio institucional com a nova identidade da marca (uma edição especial com diversas imagens dos seis filmes produzidos). No passado mês de Dezembro, a Nacional desvendou a primeira das seis histórias com o anúncio das farinhas e o protagonismo de uma simpática famíla de Esposende.


Agora, em Janeiro, a marca avança para uma nova fase, apresentando mais cinco histórias, numa campanha multimeios focada nas bolachas, massas e cereais da Nacional. Uma campanha da responsabilidade da R2 que desenvolveu para cada histórias, um versão longa de um minuto e uma versão curta de 25’’.