sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Pax Iulia


Terminou o processo de desmontagem do Reservatório de água da Praça da República, que deu lugar a um conjunto de estruturas arqueológicas do período romano cujo estado de conservação e a grande volumetria constituem elementos fundamentais para a compreensão e valorização daquele espaço arqueológico e para a promoção do património da cidade.

O valor científico daquelas construções do fórum (a praça principal) da cidade de Pax Iulia e o estado de conservação em que se mantêm ultrapassa largamente aquilo que era espectável, constituindo uma verdadeira e boa surpresa quer para especialistas em arqueologia quer para profissionais do património, tanto à escala nacional como internacional. A cidade de Beja, a colónia romana de Pax Iulia tem agora visível um exclusivo conjunto patrimonial (três templos, um tanque) que demonstram bem a grande importância da cidade em época romana e acrescem ao batistério paleo-cristão, à casa de moeda, às casas islâmicas, inegável interesse científico, e proporcionam elevado potencial para atracção de fluxos de turismo sobretudo de turismo que procura qualidade cultural.

O que agora se confirma e abre um novo e elevado motivo de interesse para a cidade e quem nos visitará, é que a decisão da Câmara Municipal foi tomada sobretudo a pensar na estratégia de futuro e de promoção e valorização do centro histórico de Beja.

As escavações vão ainda continuar, de modo a deixar apresentáveis as estruturas arqueológicas e a articulá-las com o edifício que se está a reabilitar.