terça-feira, 2 de julho de 2019

As Três Sozinhas no Festival de Almada



O Teatro Nacional D. Maria II associa-se, uma vez mais, ao Festival de Almada, uma das mais importantes mostras de teatro em Portugal. Ao longo de vários dias, a 36ª edição do Festival traz 3 espectáculos ao D. Maria II.

De 4 a 14 de julho, a Sala Estúdio recebe a estreia de As três sozinhas, uma criação de Anabela Almeida, Cláudia Gaiolas e Sílvia Filipe, com coprodução do TNDM II e do teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser. Três criadoras e uma multidão de mulheres dentro delas é a premissa da qual parte este espetáculo. As mulheres reais, as desejadas, as bruxas, as da ficção e todas as outras. A pensar, a voar, a mastigar, a lembrar, a atear. As três sozinhas traz-nos uma longa espiral de mulheres a girar em torno de uma clareira na floresta à noite.

Três criadoras e uma multidão de mulheres dentro delas. As reais e as outras, as desejadas e as outras, as bruxas e as outras, as da ficção e as outras. A pensar, a voar, a mastigar, a lembrar, a atear.
De Circe a Medeia, com Sereias, Hárpias e Górgonas. Mais as três Moiras e a madrasta da Branca de Neve, Joana D’Arc e Ana Bolena. E Capicua, Elza Soares e Patti Smith, Pussy Riot, Femen e Guerrilla Girls.

Sem esquecer Maria Lamas, Carolina Beatriz Ângelo e Maria Judite de Carvalho. Convocando Frida Kahlo e Agnès Varda, Virginia Woolf e Anna Akhmátova, Isadora Duncan e Marina Abramovic. 

Invocando Judite com a espada de Holofernes, Lorena Bobbitt com uma faca de cozinha, Valerie Solanas com uma pistola. Lembrando Eastwick, Salem e Aljezur, o Relatório Hite, o Teste Bechdel e o Ponto G. E ainda Simone de Beauvoir, Camille Paglia, Judith Butler, Angela Davis, Virginie Despentes, Betty Friedan, Maya Angelou, Rebecca Solnit, Malala Yousafzai, Gloria Steinem, Chimamanda Ngozi Adichie.

A lista é interminável, uma longa espiral de mulheres a girar em torno de uma clareira na floresta à
noite. Elas estão em chamas.

Horário:
4 – 14 jul 2019
qua e sáb, 19h30 > qui e sex, 21h30 > dom, 16h30
Sala Estúdio