Os novos modelos A 45 4MATIC+/ A 45 S 4MATIC+ e CLA 45 4MATIC+/ CLA 45 S 4MATIC+ reafirmam as posições de liderança nos respectivos segmentos. Continuam na perfeição a história de sucesso dos seus antecessores e estabelecem ao mesmo tempo várias novas referências. Disponível em duas versões de potência e binário, o bloco de 2.0 litros, totalmente novo, é o motor de quatro cilindros sobrealimentado mais potente do mundo produzido em série. Até o modelo base com 285 kW (387 CV) é mais potente do que o seu antecessor. A versão S com 310 kW (421 CV) compete com veículos de classes consideravelmente superiores. A nova caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT-8G garante perfeitas sequências em todas as condições de condução e rápidas passagens de caixa na ordem dos milissegundos. O sistema de tracção integral activo e totalmente variável AMG Performance 4MATIC+ distribui selectivamente o binário às rodas do eixo traseiro utilizando o AMG TORQUE CONTROL – para a máxima tracção e um fantástico desempenho do modo Drift. Isto é possível através do novo diferencial do eixo traseiro equipado com duas embraiagens multidisco – uma para cada roda traseira.
Design exterior: relação familiar à AMG ainda mais aparente
Os novos modelos Mercedes-AMG A 45 4MATIC+ e CLA 45 4MATIC+ são ainda mais marcantes do que os seus antecessores. Pela primeira vez, a classe de compactos também está agora equipada com a grelha do radiador específica da AMG com um contorno inferior mais largo e doze lamelas verticais – como um sinal claro da sua relação familiar à AMG Performance. Ao mesmo tempo, o pronunciado "nariz de tubarão", os elegantes faróis e ainda o capot plano, aerodinâmico e com cúpulas, transmitem uma aparência rebaixada da secção dianteira para criar a sensação de um impulso extremamente dinâmico.
A presença imponente é também acentuada pelos para-choques específicos e guarda-lamas mais largos, que criam espaço para a maior largura do eixo dianteiro e reforçam a aparência atlética. Esta impressão musculada é ainda mais forte com o A 45 4MATIC+ comparativamente ao CLA 45 4MATIC+, pois o modelo base do CLA já apresenta uma maior largura do eixo dianteiro.
Detalhes individuais como características distintivas
No A 45 4MATIC+ o para-choques dianteiro tem a forma de uma asa de aeronave. As aplicações horizontais nas entradas de ar exteriores e na prolongada entrada de ar inferior enfatizam a impressão de uma maior largura. O CLA 45 4MATIC+ apresenta uma aparência ainda mais expressiva com as suas entradas de ar externas em forma de asa de aeronave, mostrando uma estreita relação familiar com o AMG GT 4 portas Coupé. O repartidor dianteiro transita perfeitamente para as cortinas de ar laterais em frente às rodas dianteiras, optimizando a passagem do ar para melhorar o desempenho e o coeficiente aerodinâmico (Cd).
Quando observado de lado, as amplas saias laterais AMG rebaixam visualmente os desportivos compactos, de tal forma que aparentam abraçar a estrada. Com o Pack Cromado AMG, as aplicações têm um acabamento em cromado, enquanto com o pack Night AMG o acabamento é em preto brilhante. Os espelhos exteriores estão instalados nos painéis das portas, reflectindo o visual dos coupés e dos modelos desportivos da Mercedes-AMG. Esta característica não só reforça o carácter desportivo, como também melhora a aerodinâmica. A versão base está equipada de série com jantes de liga leve de 18'' aerodinamicamente optimizadas.
Os modelos S estão equipados com jantes de liga leve de 19'' com uma largura de 8.5'' para o A 45 S 4MATIC+ e de 9'' para o CLA 45 S 4MATIC+. As atrativas jantes são aerodinamicamente otimizadas e equipadas com pneus 245/35 R 19 e 255/35 R 19 respetivamente. Nos modelos base, o sistema de travagem de elevado desempenho AMG inclui pinças de travão pintadas na cor cinzento com inscrição AMG em branco. As versões S são reconhecíveis pelas pinças de travão vermelhas de 6 êmbolos e de maiores dimensões, com inscrição AMG em preto.
Duplas ponteiras de escape redondas para os desportivos compactos
A vista traseira é caracterizada pelas duplas ponteiras de escape redondas (82 mm de diâmetro) e pelo largo para-choques traseiro. Os modelos S distinguem-se pelas suas maiores ponteiras de escape de 90 mm de diâmetro com canelado interno e inscrição AMG. A impressão de maior largura da traseira é enfatizada pelos estreitos farolins traseiros bipartidos. O difusor com duas duplas aplicações verticais contribui para um melhor desempenho aerodinâmico.
Cadeia cinemática: novo motor de quatro cilindros sobrealimentado com ampla potência
Com uma potência de 310 kW (421 CV), o bloco de 2.0 litros totalmente novo é o motor de quatro cilindros sobrealimentado mais potente do mundo produzido em série. A Mercedes-AMG aumentou a potência comparativamente ao motor antecessor em 30 kW (40 CV). O binário máximo também foi aumentado de 475 para 500 Nm. Com uma potência por litro de 155 kW (211 CV), o novo motor turbo de elevadas prestações da Mercedes-AMG fornece um desempenho ainda melhor do que muitos reconhecidos motores de modelos superdesportivos. O novo e extremamente eficiente motor é produzido numa inovadora linha de produção em Affalterbach, de acordo com o princípio "Um Homem, Um Motor".
Interior: simbiose entre homem e máquina
Com os seus elementos desportivos e o sistema de informação e de entretenimento MBUX, o interior de elevada qualidade cria uma estreita ligação entre homem e máquina. O condutor e o passageiro dianteiro são bem acomodados nos bancos desportivos de contornos pronunciados, com sólidos apoios laterais. O revestimento de série dos bancos, caracterizado por uma combinação de pele sintética ARTICO preta com microfibra DINAMICA, é intemporal e inclui elementos de destaque típicos da AMG como o duplo pesponto em vermelho. A combinação de cores é também reflectida pelos cintos de segurança designo em vermelho e pelo revestimento do suporte do tablier em microfibra DINAMICA preta com rebordo em vermelho. As saídas de ventilação cromadas apresentam igualmente um design de elevada qualidade com um aro vermelho.
Sistema de informação e de entretenimento MBUX com ecrãs específicos da AMG
A combinação do design desportivo com os detalhes sofisticados também é evidenciada no sistema de informação e entretenimento MBUX, com o seu inovador conceito de operação e indicação. O MBUX cria uma ligação ainda mais estreita entre o veículo, o condutor e os passageiros. As apresentações emocionalmente apelativas destacam a estrutura de controlo e incluem gráficos 3D de alta resolução. Esteticamente, os dois ecrãs debaixo de um único painel de vidro unem-se e dão forma Cockpit Panorâmico.
O cliente poderá escolher entre três estilos de indicação AMG do painel de instrumentos: "Classic", "Sport" e "Supersport". O modo "Supersport" é particularmente atraente com um conta-rotações redondo no centro e informação adicional apresentada na forma de barras à esquerda e à direita do conta-rotações. Para reflectir o potencial de desempenho, o velocímetro está graduado até 300 km/h.
O inovador controlo por voz activado com as palavras "Olá Mercedes" também está equipado no modelo. Graças à inteligência artificial, o MBUX reconhece praticamente todas as frases no que diz respeito a informação, entretenimento e operação do veículo, mesmo que expressadas indirectamente.