quinta-feira, 25 de julho de 2019

Estreias de cinema de 25 de Julho de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Tony

Jorge Pelicano, realizador com extensa experiência televisiva, que assinou documentários como "Pare, Escute e Olhe", "Pára-me de Repente o Pensamento" ou "Até que o Porno nos Separe", aponta a câmara para António Antunes, o filho de Armadouro, Pampilhosa da Serra que emigrou para França e se tornou um dos músicos portugueses mais bem-sucedidos, sob o nome Tony Carreira. O documentário apanha Tony, aos 55 anos, num momento de dúvida, a contemplar se há-de pôr uma pausa na sua vida artística.



A Incrível História da Pêra Gigante

Sebastian, comedido e cauteloso, é um elefante que partilha a casa que o avô marinheiro lhe deixou com Mitcho, uma pequena gata aventureira que é também a sua melhor amiga. Vivem em Solby. Um dia, o presidente da câmara desaparece e é substituído por alguém que trata mal a cidade. Sebastian não sabe nadar e Mitcho tem medo do mar, mas ambos encontram uma mensagem numa garrafa assinada pelo presidente e embarcam numa viagem por alto-mar para o encontrarem e restituir a ordem à cidade onde vivem.

Uma animação dinamarquesa assinada a três mãos por Amalie Næsby Fick, Jørgen Lerdam e Philip Einstein Lipski. 



Aperta Aperta com Elas

Nesta comédia dramático-romântica, um casal que está junto há 20 anos quer apimentar a relação e pede ajuda ao novo padre da pequena aldeia do Cantão dos Grisões onde vivem. O padre, pouco dado à convenção, representa uma ruptura na terra dos dois, e os conselhos dele trarão consequências inesperadas para o casamento dos dois. 

Com Christoph Schaub na realização, esta comédia suíça marca a primeira vez que a língua romanche, do Cantão dos Grisões, é usada no que era originalmente um telefilme, mas que teve estreia mundial no Festival de Locarno.