sexta-feira, 5 de julho de 2019

Cordel apresentado no Teatro da Trindade



Cordel é o novo projecto dos cantautores Edu Mundo, poeta e natural contador de histórias, e João Pires, compositor, guitarrista e geógrafo de uma cartografia musical própria que estrearam no passado mês de maio o Vol. I de uma trilogia anunciada e que será apresentado no próximo dia 09 de Julho no Teatro da Trindade.
Cordel nasce da celebração do encontro que acontece com o propósito casual da união. É um mergulho profundo nas raízes da música portuguesa e nas suas ramificações lusófonas. Sem rótulos nem embalagens, em Cordel entrançam-se melodias tradicionais como a chula, o vira, o fado canção e até a marcha popular com os ritmos das latitudes africanas e brasileiras. Nas letras, recuperam a poesia popular da literatura de cordel. Numa época em que importamos influências musicais, Cordel, numa atitude quase revolucionária, ou pelo menos inconformista, contraria tendências para nos dar o essencial das nossas raízes, reinventando-as e aproximando-as das novas gerações.

A dupla de cantautores já vem traçando um caminho na composição para outros artistas como: Ana Moura, Aline Frazão, Sara Tavares, António Zambujo, Omara Portuondo, Coladera ou Fogo Fogo.