Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Homem-Aranha: Longe de Casa
A terceira saga de filmes do Homem-Aranha dos anos 2000, que trouxe finalmente a personagem para o Universo Cinematográfico Marvel, chega ao segundo filme, o sucessor de "Regresso a Casa", de 2017. De volta estão Tom Holland no papel de Peter Parker, o adolescente de Queens que leva uma vida dupla como Homem-Aranha, e Jon Watts na realização. Desta feita, em visita de estudo pela Europa, o super-herói cruza-se com Mysterio (Jake Gyllenhaal), que poderá ou não ser um vilão. É o segundo filme com esta versão do Homem-Aranha em 2019, já que Holland foi uma parte importante de "Os Vingadores: Endgame" e, segundo a Marvel, será o derradeiro capítulo da terceira fase deste universo cinematográfico.
Segunda Vida
Alain é um homem de negócios que dirige uma fábrica de automóveis e vive cheio de pressa, sem tem tempo para o que quer que não seja trabalhar, muito menos para tratar minimamente bem aqueles que o rodeiam. Após sofrer alguns AVC, deixa de conseguir falar como dantes e é despedido. É aí que o hospital o emparelha com uma terapeuta da fala que não só o ensina a falar outra vez, como a ser melhor pessoa. Uma comédia dramática de Hervé Mimran.
Campeões
Inspirado numa história verídica que se passou em Burjassot, Valência (Espanha), esta comédia foi o maior sucesso de língua espanhola nas salas de cinema espanholas em 2018. Marco Montes é o treinador assistente de uma equipa de basquetebol madrilena que é despedido depois de discutir com o treinador principal. Depois disso, é sentenciado a serviço comunitário por, alcoolizado, bater com o seu carro num da polícia. A sentença é trabalhar com uma equipa de jogadores portadores de deficiência, pessoas que ele a início despreza mas que acabam por lhe ensinar mais a ele, como é comum nestas andanças, do que o inverso. Um filme de Javier Fesser ("Mortadela e Salamão: Missão Não Possível").