O Carmo ́81 enquanto cooperativa cultural, tem o intuito de desenvolver e dinamizar o ecossistema cultural de Viseu e pretende dar continuidade a essa missão apesar da conjuntura excepcional que vivemos.
A programação regular desde Agosto de 2015, em pleno centro histórico da cidade, tem-nos aproximado da crescente produção cultural local e nacional, sendo que, entre a multidisciplinaridade artística que procuramos trabalhar, é na música que funciona o nosso karma.
Em 2020 o Karma conduz-nos até à centenária Mata do Fontelo em Viseu, na primeira produção exclusivamente fora das portas do Carmo´81 e em nome próprio. Será mais do que uma extensão da programação do Carmo´81 naquele local, será um novo processo de criação de conteúdos, será a exploração de cenários únicos e idílicos, será a nossa colaboração para com o setor cultural que é o nosso Karma.
Karma is not a fest
Karma explora os lugares centenários da Mata do Fontelo e, como se de Karma se tratasse, chama-nos para criar neles as nossas histórias nos dias 27 de Agosto, 3, 10 e 17 de Setembro.
A estratégia é multidisciplinar, focada em explorar os sons, histórias, paisagens e música na Mata do Fontelo através de 11 concertos, 1 cine-concerto, 4 criações artísticas, 4 conversas e 4 caminhadas, entre eventos in loco e conteúdos disponíveis exclusivamente online.
4 Criações Artísticas
Seis artistas de Viseu foram desafiados a interpretar os sons, as vivências, as histórias, paisagens e imaginário do Fontelo. Desafio aceite, estão a ser produzidos quatro criações.
A Karma - a Fanzine do Carmo'81 - de 2020 é uma JuveZine. Criada a pensar nos pequenos novos agentes sociais (até aos 10-12 anos), apresenta um conjunto de 10 profissões possíveis na Mata do Fontelo (Viseu, Portugal), embora apenas possíveis se não se olhar para o que existe sem especular quanto ao que poderá esconder-se para lá da visão.
No fundo, é um guia an-histórico com indicações a quem queira ser um dos profissionais de que se fala: do "Atapetador de Folhas", ao "Sinaleiro de Bombus", passando pelo "Apascentador de Vacas-Louras". Assim se apresenta o Fontelo e a Mata do Fontelo em particular, com as suas especificidades e uma sugestão de como as encarar.
Com textos de R.M. Ribeiro e desenhos de Rosário Pinheiro.
Criação musical de dois artistas, à distância e unidos no fascínio pelo Fontelo, Sofia Moura (acordeão) e Remi Gallet (saxofone) trazem-nos Ocaso, um pôr-do-sol sonoro para ouvir em casa ou na Mata do Fontelo.
Depois de viver umas horas de olhos fechados e ouvidos abertos nos recantos do Fontelo, José Pedro Pinto apresentará Fontellum, uma peça original inspirada no que aí ouviu, cruzando eletrónica, gravações do local e instrumentos acústicos.
Marco Alexandre fará uma fotografia sonora, a sua representação das vivências de quem por ali cresceu. Irá procurar os sons característicos aos quais se conecta da Mata do Fontelo. Este processo será documentado em vídeo da criação a decorrer durante o mês de Agosto.
4 Conversas
As Conversas, realizadas em parceria com a "Iniciativa 232." (da Projecto Património), procuram abordar a temática alargada do "Espaço Público". Através de conversas informais, registadas e disponibilizadas online, fala-se das experiências, desafios e sugestões que instituições, projectos e indivíduos aceitam partilhar no Karma.
Desde a criação musical comunitária, ao uso de plataformas digitais como modelo natural de funcionamento e interação, o primeiro "set" de conversas terá convidados nacionais e internacionais, cada qual trazendo o seu ponto de vista, ainda que não esquecendo que a música é o motivador principal do Karma.
4 Caminhadas
As caminhadas são conteúdos disponíveis no site do Carmo´81 em que desafiamos o público a fazer o percurso recomendado no conforto de sua casa imaginando a sua presença na Mata, ou inloco com os dados ligados a acompanhar o conteúdo online.
Liliana Bernardo lê Gonçalo Mira num percurso pela Mata com a leitura da obra poética Fontelo, livro de autor de Gonçalo Mira dedicado à Mata.
João Dias apresenta-nos uma visita guiada pela arte pública produzida pelo projecto Poldra.
Experiência de procura sonora pelos percursos da Mata do Fontelo, a partir da criação original de Sofia Moura e Remi Gallet.
Em É uma Mata não é um Parque, Hélder Viana e Paulo Barracosa explicam-nos a diferença num percurso pela ideologia adoptada na reabilitação da Mata do Fontelo.
11 Concertos
Dia 27 de Agosto 18:30h
Arianna Casellas
Dia 27 de Agosto 21:30h
Samuel Martins Coelho
Dia 27 de Agosto 22:00h
HHY&The Macumbas
Dia 03 de Setembro 18:30h
Tiger Picnic
Dia 03 de Setembro 21:30h
José Pedro Pinto
Dia 03 de Setembro 21:30h
Cine-concerto
Surdina de Rodrigo Areias, com argumento de Valter Hugo Mãe e musicado por Tó Trips
Dia 10 de Setembro 18:30h
Unsafe Space Garden
Dia 10 de Setembro 21:30h
Stereoboy
Dia 10 de Setembro 22:00h
Dada Garbeck
Dia 17 de Setembro 18:30h
Contos e Lenga Lendas
Dia 17 de Setembro 21:30h
AURORA BRAVA -redux-
Dia 17 de Setembro 22:00h
Filipe Sambado
Bilhetes/Reservas
Concertos da tarde, gratuitos, mediante reserva.
Concertos da noite, preço bilhete por noite 6,5€, mediante reserva.
Para reservas e compra: karmaisafest@gmail.com