No Dia Mundial do Cinema, 5 de Novembro, o Museu da Farmácia homenageia a escritora inglesa com uma visita temática inspirada no universo dos seus livros e uma tertúlia que liga literatura e cinema. Há 100 anos, a mais famosa autora de livros policiais do mundo publicou “O misterioso caso de Styles”, que deu vida, pela primeira vez, ao detective belga Hercule Poirot.
Pelas 17 horas, os visitantes são conduzidos numa viagem com paragem por alguns dos locais emblemáticos da obra de Agatha Christie. «Encontram uma ligação íntima entre os enredos dos livros e as várias colecções do Museu da Farmácia, sobretudo a egípcia e a mesopotâmica, que ilustram obras como Túmulo Egípcio, Morte no Nilo, Crime na Mesopotâmia ou Encontro com a Morte», assegura João Neto, director do Museu da Farmácia, que conduz a visita comentada.
Às 18h30 segue-se uma tertúlia online que vai debruçar-se sobre o romance policial de Agatha Christie como género literário e a sua ligação ao cinema por via das adaptações cinematográficas. Os filmes e personagens inspiradoras e o futuro da Sétima Arte são outros temas da conversa onde participam Paulo Trancoso, presidente da Academia Portuguesa de Cinema e produtor cinematográfico, Rogério Puga, professor da Universidade Nova, investigador na área da história, literatura, arte e saúde, e João Neto, museólogo, presidente da APOM e director do Museu da Farmácia.
AGENDA
17h00 - Visita comentada* no Museu da Farmácia.
18h30 – Tertúlia Online e em streaming directo no Facebook do Museu da Farmácia.
Museu da Farmácia Lisboa
Rua Marechal Saldanha 1
*5 de Novembro (quinta-feira), 17h00 (Duração: 60m).
Entrada: 6€ | Estudantes e Seniores: 4€.
Actividade limitada a 10 participantes.