O canal acaba de lançar um vídeo de sensibilização nos meios digitais que dá a conhecer a realidade de portugueses que vivem com amnésia - a mesma circunstância do protagonista da série DOC.
Acordar sem recordar os tempos áureos da faculdade. O dia do casamento. O palco que pisaram. Não reconhecer o sítio onde se encontra ou as pessoas que dizem ser família. A confirmação de momentos em vídeos e fotografias, mas com um vazio profundo na memória.
Estas são algumas das histórias da Andreia, do Sérgio, da Raquel e da Rita, vítimas de trauma crânio encefálico, comumente conhecido com amnésia, apoiadas pela Associação Novamente. Os seus testemunhos originaram um vídeo comovente e inspirador que dá corpo a uma ação de sensibilização nos meios digitais do AXN. O objetivo é alertar para os desafios desta condição médica, mas também para a possibilidade de criar uma nova história, ou seja, “voltar a ser, sem tudo o que já foste”, como apela o vídeo.
Esta iniciativa do AXN foi inspirada na história da série DOC, um dos mais recentes lançamentos do canal, baseado na vida real do médico italiano Dr. Piccioni, que acordou após um acidente sem se lembrar dos últimos 10 anos de vida.
Marta Trigoso, marketing manager do AXN Portugal, assinala que “os nossos canais contam muitas vezes histórias reais ou baseadas em factos verídicos, como é o caso da série DOC. Este perfil de séries são um importante ponto de partida para irmos mais além, para aprofundar causas, para sensibilizar e impactar o nosso público com o trabalho extraordinário, neste caso, da Associação Novamente. O trabalho desenvolvido pela Novamente é silencioso para a maior parte das pessoas, mas é de uma enorme nobreza, merecendo um total reconhecimento. Que as nossas plataformas sejam um amplificador desta mensagem de que as pessoas com um trauma, que tem como uma das consequências amnésia, podem recomeçar a sua vida. A série DOC é baseada na história de um médico italiano, mas poderia ser uma outra série inspirada na vida destes portugueses.”
Vera Bonvalot, diretora executiva da Associação Novamente, adianta ainda que “foi com muita honra que aceitámos o convite da AXN para fazer parte desta produção. Esperamos que, com este excelente vídeo, a sociedade compreenda o quanto um traumatismo crânio encefálico (TCE) pode mudar radicalmente a vida do próprio, bem como a da sua família. Além da falta de memória, o TCE afeta outras dimensões da vida e é para nós importante chegar a mais pessoas que passam por esta situação difícil de forma a dar-lhes apoio. Somos a única associação em Portugal que ajuda e representa pessoas com esta condição e, assim, convidamos todos aqueles que virem este vídeo a seguir e partilhar o nosso trabalho para que possamos dar continuidade à nossa missão, que já apoiou mais de seiscentas famílias.”