Estreia literária de Rosie Price, Memória de uma cor é um romance perspicaz sobre poder, privilégio e consentimento, que explora os efeitos físicos e psicológicos do trauma, os sacrifícios exigidos no silêncio e a coragem necessária para falar abertamente sobre uma violação. No entanto, quando a protagonista finalmente consegue fazê-lo, há uma pergunta que se impõe: a quem pertence agora a sua história?
Os direitos cinematográficos desta obra já foram adquiridos pela BBC Studios/Open Book Productions. Com diálogos ritmados, diferentes narrativas entrelaçadas de forma inteligente, e uma escrita polida e sagaz, este romance foi concebido num momento em que a própria autora lidava com as consequências de uma agressão sexual. Há coisas que é melhor resolverem-se por si, guardando delas segredo? Para o processo de cura, é imperativo que se partilhe com o mundo o fardo íntimo da culpa, da vergonha, da raiva, do medo? As marcas de tal experiência podem ser terríveis, constatamos nesta narrativa, onde não só as cores, mas também os cheiros e o toque, nos ensinam a definir o limite da nossa dignidade.
Sinopse
Primeira semana de universidade. Max Rippon irrompe pelo quarto de Kate Quaile e a vida dela nunca mais será a mesma. Nos quatro anos seguintes, os dois tornam-se amigos inseparáveis. A influência da rapariga é essencial para atenuar os modos estouvados e a atitude demasiado despreocupada dele, e Max ajuda Kate a vencer a sua timidez natural e o isolamento a que ela voluntariamente se submete. Porém, conhecê-lo é também entrar na esfera de influência dos Rippon, uma família onde a generosidade e o elitismo, o à-vontade social e os ressentimentos privados andam de mãos dadas. A existência de Kate ganha um brilho dourado até ao dia em que uma festa de aniversário se transforma num acontecimento chocante, destruindo-a.
PVP: 17,70€