A Orquestra Metropolitana de Lisboa e o maestro Adrian Leaper juntam, neste programa, dois grandes mestres da História da Música, em particular no que respeita à arte de compor para orquestra. Dia 22 de novembro, às 17:00 no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.
Nikolay Rimsky-Korsakov e Maurice Ravel, tinham ambos o condão de conseguir criar efeitos sonoros de tal forma eficazes que nos levam a não reparar sequer no modo como são produzidos diante dos nossos olhos, desde os recantos profundos da alma à mais exuberante celebração. É bom exemplo disso Scheherazade, onde o mistério da música irradia por imaginários que consomem as palavras dos livros e a paleta das cores. O título é sugestivo. Remete para a célebre lenda do sultão ciumento que matava todas as mulheres com quem se deitava, exceto aquela jovem que salvou a própria vida contando mil e uma histórias em outras tantas noites.
Antes disso, o pianista António Rosado, Artista Associado da Metropolitana na presente Temporada, interpreta o célebre Concerto em Sol Maior. Reconhecem-se aí as harmonias do Blues e os ritmos sincopados do Jazz que ressoam a digressão pelos Estados Unidos da América que o compositor francês empreendeu em 1928 e, sobretudo, o fascínio que tinha pelo Novo Mundo.