A 4 de janeiro de 2019, a Contraponto anunciou o início da publicação de uma coleção de Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea, um projeto editorial cujo lançamento, na Biblioteca Nacional, contou com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e que tem sido extremamente bem-sucedido.
Das seis biografias então anunciadas – de Agustina Bessa-Luís, por Isabel Rio Novo, de Manoel de Oliveira, por Paulo José Miranda, de José Cardoso Pires, por Bruno Vieira Amaral, de Amália Rodrigues, por Filipa Melo, de Natália Correia, por Filipa Martins, e de Herberto Helder, por João Pedro George –, as duas primeiras já foram publicadas e a terceira chega às livrarias no dia 17 de junho.
Entretanto, em setembro de 2020, a Contraponto deu início à publicação de uma segunda coleção, de Biografias de Grandes Figuras da História de Portugal, com um livro de Pedro Sena-Lino dedicado ao Marquês de Pombal, um grande sucesso, já em 4.ª edição.
Desta feita, a Contraponto anunci a publicação de mais seis biografias: quatro da coleção de figuras contemporâneas e duas da coleção de figuras históricas. Eis os novos biografados e os respetivos biógrafos: Luís Vaz de Camões, por Isabel Rio Novo; D. João IV, por Pedro Sena-Lino; Egas Moniz, por Paulo M. Morais; Maria Teresa Horta, por Patrícia Reis; Manuel António Pina, por Álvaro Magalhães; Almada Negreiros, por Joana Bértholo.