quarta-feira, 16 de junho de 2021

O Ministério do Bom Senso


O Ministério do Bom Senso é o novo livro de Martin Lindstrom. Neste bestseller do The New York Times e do Wall Street Journal, que chegará às livrarias amanhã, 17 de junho, o guru do branding e do marketing apresenta-nos uma extensa investigação sobre o que acontece quando as empresas apanham o vírus da falta de bom senso, e apresenta vários exemplos que todos certamente reconheceremos – bem como engenhosas estratégias para devolver a lógica e a sanidade ao local de trabalho.

«Muitas empresas têm vindo a fazer o que fazem desde há tanto tempo, frequentemente tão bem, que já não se questionam a si mesmas. As pessoas e as empresas tendem a iludir-se com os seus pontos fortes e fracos, focando-se nos primeiros e colocando de lado os últimos. (Em geral, isto é óbvio para quem está de fora, mas menos para qualquer pessoa dentro da empresa.) O que muitas empresas não percebem é que o seu sucesso surgiu não por causa, mas apesar, dos vários hábitos, comportamentos, regras, políticas e culturas arraigados», explica o autor.

Um livro bem-humorado, e prático, que aborda os problemas burocráticos que afligem as empresas e, através de cinco etapas, procura ajudar gestores, executivos e trabalhadores a porem fim a este tipo de bloqueios que amordaçam o desenvolvimento das empresas. Como disse Josh Billings: «O bom senso é a capacidade de ver as coisas como elas são e de fazer as coisas como elas devem ser feitas.»

Sobre o Autor

Martin Lindstrom é considerado um dos maiores gurus do branding e do marketing. É um marketeer, consultor, conferencista e investigador com várias décadas de experiência. Fundou e dirige a Lindstrom Company, uma empresa global de branding que opera em mais de 30 países. Entre os seus clientes encontram-se empresas como a Disney, a Mars, a Pepsi, a American Express, a Mercedes-Benz, a Reuters, a McDonald's, a Nestlé, a Google e a Microsoft. É conhecido por estar sempre na vanguarda da investigação; foi um dos primeiros autores a desafiar os velhos conceitos de um marketing baseado em estratégias de apelo visual, e um dos investigadores pioneiros do neuromarketing. Foi considerado uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e um dos 50 principais pensadores da área da Gestão pela Thinkers50. É autor de vários bestsellers publicados em mais de 60 países, e colabora regularmente com vários media de destaque mundial como a USA Today, Fast Magazine, Contagious, The Times, Fortune, BBC 1, BBC World, BBC Radio, The Daily Telegraph, The Observer, The Washington Post, The Australian e The Independent.