A Culturgest inicia a temporada 2021/2022 no dia 10 de setembro, com o concerto de Rui Reininho, onde o músico assume um percurso mais experimental, com novo álbum 20.000 Éguas Submarinas, editado na passada sexta, 11 de junho, nas plataformas digitais, com selo Turbina.
Animais Errantes foi o primeiro single deste álbum produzido por Paulo Borges. Borges e Reininho congeminaram uma viagem que durante dois anos. Segundo Rui Reininho, "ao vir à superfície, encontrei o Paulo Borges contido em anos de interpretações alheias e perguntei-lhe, como numa ilha solitária, o que queria criar; saiu-nos um arquipélago provavelmente um dos Açores que já nos sobrevoava com os sons marítimos, o fracasso das ondas nos rochedos e o marulhar crustáceo dos músculos dos Animais Errantes, que respeitamos".
Para além de Rui Reininho (vozes, gongos, taças e percussões) e Paulo Borges (piano, sintetizadores, programações e guitarras), 20.000 Éguas Submarinas conta com a participação de Alexandre Soares (Três Tristes Tigres, Osso Vaidoso), Pedro Jóia, Tiago Maia, Eduardo Lála, Ruca Rebordão, Moisés Fernandes, Daniel Salomé e Jacomina Kistemaker, grande referência para o disco.
Gravado entre 2018 e 2020 na LastStep Studio (Almada), por Filipe Trigo, Renato Grilo e Paulo Borges, 20.000 Éguas Submarinas foi misturado por Francisco Grilo, com assistência de Filipe Trigo, e masterizado por Miguel Pinheiro Marques (ARDA Recorders), garantindo portentosas ondas sonoras, que se apresentam vestidas por uma capa concebida pela EVOLI, a partir de uma pintura de Jorge Curval chamada Sub Ma Iris.
Os bilhetes para o concerto custam entre 5€ (com descontos) e 20€ e estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline.