A marca de eletrónica japonesa Sony está a celebrar o seu 75.º aniversário. Desde a sua fundação em 1946, por Masaru Ibuka e Akio Morita, a Tokyo Telecommunications Engineering Corporation, hoje conhecida como Sony Group Corporation, tem procurado sempre oferecer aos seus consumidores uma tecnologia inovadora, sob a filosofia de "fazer o que mais ninguém faria". Nas palavras dos seus fundadores, a Sony nasceu com o objetivo de criar "uma fábrica ideal que realce um espírito de liberdade e abertura e que, através da tecnologia, contribua para a cultura japonesa".
75 anos a desenhar o futuro da tecnologia
Embora a Sony tenha iniciado a sua atividade em 1946, foi apenas em 1950 que a empresa japonesa comercializou aquele que seria o seu primeiro produto: o gravador de fita magnética G-Type. Cinco anos mais tarde, em 1955, a Sony lançou o primeiro transistor de rádio do Japão, o TR-55, tornando-se na primeira empresa do mundo a fabricar um rádio com os seus próprios transistores. Este transistor marcou o renascimento do rádio enquanto dispositivo portátil.
No final dos anos 50, em 1958, a empresa adotou o nome que conhecemos atualmente: Sony, sob o qual enfrentou uma nova etapa repleta de mudanças e inovações nos seus produtos. A primeira destas inovações surgiu em 1960, ano em que nasceu o primeiro televisor portátil de visão direta do mundo, o modelo TV8 – 301 da Sony. Uma conquista à qual se juntou, anos mais tarde, a exclusiva gama de televisores a cores "Trinitron", um dos maiores marcos da empresa até ao momento, uma vez que demonstrou a superioridade da Sony no setor dos televisores a cores, fator este que se mantém ainda hoje. Em 2007, a Sony lançou no mercado o primeiro televisor do mundo com tecnologia OLED. Tratava-se de um pequeno equipamento de 11 polegadas, mas que esteve na génese dos novos televisores BRAVIA XR OLED modelo A90J, os únicos com processador cognitivo controlado por uma IA, que percebe como os humanos veem e ouvem, proporcionando uma nova experiência que envolve totalmente os utilizadores na ação.
Foi no final dos anos 70 que surgiu um dos grandes marcos da Sony, o lançamento do primeiro leitor de música portátil do mundo, o TPS – L2 ou, como os mais nostálgicos o recordam, o WALKMAN®, que permitia ouvir música diretamente a partir de cassetes numa fase inicial e, a partir de 1984, também a partir de CDs, com total liberdade de movimentos. É precisamente no mundo do som onde a Sony, em 1992, vai um pouco mais além e desenvolve e comercializa os primeiros auscultadores com cancelamento de ruído do mundo, para uso doméstico. Desde essa altura e até aos dias de hoje, a Sony tem evoluído neste campo e dispõe atualmente dos auscultadores com cancelamento de ruído líderes do mercado, tanto no formato tradicional, como os WH-1000XM4, como no formato "truly wireless", como os WF-1000XM3.
Após triunfar com a sua primeira câmara de vídeo, a Sony cresceu de tal forma que impulsionou um dos seus projetos mais ambiciosos: a Sony Music Entertainment Inc. em 1991 e a Sony Pictures Entertainment. Fruto destas divisões, a empresa trabalhou em conjunto com personalidades tão emblemáticas como Michael Jackson ou Mariah Carey, entre muitos outros, e produziu filmes que já fazem parte da história do cinema, tais como Homem-Aranha, 007 - Casino Royale ou MIB: Homens de Negro.
Este crescimento exponencial da Sony foi reforçado, em 1994, com a criação da PlayStation®, que está atualmente na sua quinta geração e que se consolidou como uma das consolas favoritas dos fãs de videojogos de todo o mundo.
Em 1998, chegou a Espanha o AXN, o canal de televisão da Sony Pictures Television, que desde então se converteu num dos canais líderes da televisão por cabo. Mais de vinte anos depois, o AXN e o AXN White mantiveram o seu compromisso de variedade e qualidade dos seus conteúdos. A evolução da marca para se adaptar aos hábitos da sua audiência levou à criação do AXN NOW, um espaço disponível mediante subscrição junto dos operadores, onde é possível desfrutar de todos os conteúdos do AXN a qualquer momento e em qualquer lugar.
Outra das suas grandes apostas foi a criação de câmaras fotográficas digitais em 1996, com o lançamento da sua "Cybershot" DSC-F1 que permitia aos utilizadores fotografar e desfrutar facilmente das suas imagens. A empresa trabalhou incansavelmente desde então, para oferecer uma experiência fotográfica simples e de elevada qualidade aos seus utilizadores. Como resultado, surgiram modelos tão conhecidos como as câmaras de objetivas amovíveis Alpha, que chegaram em 2006 com a novidade de integrar um adaptador de montagem para diferentes objetivas. Atualmente, a A1 é considerada como a melhor câmara do mercado, uma câmara full frame que conseguiu romper com a tradição de ter de escolher entre resolução e velocidade. Pela primeira vez, o utilizador não tem de renunciar a nada, já que esta câmara conta com uma resolução de 50 MP e uma velocidade de 30 fps.
Entre os marcos mais recentes, encontra-se a sua gama de telemóveis. Em 2001, nasceu a Sony Ericsson que posteriormente, em 2012, foi integrada na Sony. Através da família Xperia, a empresa procura aproximar os seus consumidores das últimas inovações em tecnologia móvel, apostando numa experiência de utilização intuitiva e de alta qualidade.
Alberto Ayala, Diretor da Sony Iberia, afirmou: "A inovação foi, desde o primeiro momento, a base da fundação da Sony Group Corporation. Desde a sua fundação em 1946, por Masaru Ibuka e Akio Morita, a empresa sempre se pautou pelo lema "fazer o que mais ninguém faria", bem como facilitar a utilização da tecnologia e a vida dos nossos consumidores. Como tal, e para comemorarmos o 75.º aniversário da empresa, consideramos que é fundamental embarcar numa viagem ao passado e revisitar os marcos que nos permitiram tornarmo-nos numa das empresas de tecnologia líderes do mercado".
Junho e julho repletos de ofertas e descontos, para celebrar o 75.º aniversário
Para celebrar este aniversário com os consumidores, a empresa preparou uma ampla seleção de ofertas e descontos, incluindo alguns dos seus produtos mais emblemáticos. Durante os meses de junho e julho, a empresa realizará diversas atividades promocionais em colaboração com os seus revendedores habituais, com o objetivo de celebrar e aproximar o público da sua tecnologia.