Beartown, o novo livro de Fredrik Backman, revela uma teia de segredos, lutas de forças e crime no seio de uma pequena comunidade aparentemente, só aparentemente, coesa e tranquila. É no rinque de hóquei, o grande palco desta história, que «a cidade dos grandes sonhos» deposita todas as suas esperanças, descarrega todas as suas frustrações, se transcende. Porém, tudo se desmorona quando o impensável acontece — o melhor e o pior —, transformando para sempre a vida dos seus habitantes.
Sinopse
As pessoas dizem que Björnstad, a Cidade do Urso, está acabada. A pequena localidade aninhada nas profundezas da floresta tem vindo lentamente a perder terreno para as árvores, sempre invasoras. Mas junto ao lago existe um velho rinque, construído há gerações pelos trabalhadores que fundaram a cidade. E esse rinque é o motivo pelo qual as pessoas acreditam que o dia de amanhã será melhor do que o de hoje. A equipa de juniores de hóquei no gelo está prestes a competir nas meias-finais nacionais e tem realmente hipóteses de vencer. Todas as esperanças e sonhos deste lugar repousam agora sobre os ombros de uma mão-cheia de rapazes adolescentes.
Mas ser o responsável pelas ambições da povoação inteira é um fardo pesado, e o jogo das meias-finais torna-se o catalisador de um ato violento, que traumatizará uma rapariga e deixará Björnstad em pé de guerra. São feitas acusações que, como uma pedrada no charco, percorrem a cidade, afetando todos. Beartown explora os grandes desejos que unem uma comunidade pequena, os segredos que a separam e a coragem necessária para um indivíduo lutar contra a corrente.